O Centro Tecnológico da Randon (CTR) realiza desenvolvimento, testes e homologações de veículos e componentes automotivos, bem como industriais. Dessa forma, agora a entidade anuncia que vai testar o combustível renovável Be8 Bevant. Assim, trazendo mais uma opção no lugar do diesel de combustível sustentável para seus clientes e parceiros.
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“Este é mais um passo na direção da descarbonização de nossos testes. O primeiro foi a implantação de uma usina fotovoltaica equipada com aproximadamente 2,4 mil painéis solares, capaz de gerar 1,3 MWp (megawatt-pico). A capacidade é suficiente para atender tanto a demanda energética atual quanto à futura do CTR. Incluindo o carregamento da frota de veículos elétricos dos nossos clientes em testes”.
Seja como for, a Randoncorp, empresa da qual o CTR faz parte, quer reduzir 40% de suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. E a parceria com a Be8 também contribui com a meta”, explica César Augusto Ferreira, CTIO da Randoncorp, responsável pela vertical de Tecnologia Avançada.
Tecnologia de ponta
Localizado em Farroupilha (RS), o Centro Tecnológico Randon está habilitado ao Programa Mover, idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Assim, é voltado para apoiar a descarbonização dos veículos brasileiros, bem como o desenvolvimento tecnológico e a competitividade global.
Além disso, o CTR também conta com um campo de provas com mais de 20 tipos de pistas, com destaque para os 53 mil m² de VDA (Vehicle Dynamic Area). E os 18 mil m² de área de baixo atrito.
No total são mais de 15 km. E lá são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para a realização de testes nas mais variadas condições. Dessa forma, representando de forma acelerada a aplicação do produto em campo.
Sobre o Be8 BeVant
O produto da Be8 BeVant é de alta performance e desenvolvido pela engenharia da Be8. E patenteado para ser o mais jovem biocombustível no mercado brasileiro de energias limpas.
O Be8 BeVant é um metil éster bidestilado. E pode ser adicionado 100% ou misturado ao óleo diesel. Assim, antecipando os benefícios do diesel verde – HVO (sigla em inglês para Hydrotreated Vegetable Oil).
No seu processo de avaliação, o produto já foi validado em grandes empresas fornecedoras de peças para o setor automotivo. Assim como, produtores de motores diesel e em geradores estacionários, bem como em máquinas agrícolas e de construção.
Com produção na sede de Passo Fundo (RS), a empresa conta com capacidade instalada para escalar a produção. E atender rapidamente os mercados interno e externo.