O caminhão mais vendido da história da Scania no Brasil foi o T 113, com 26.398 unidades comercializadas entre os anos de 1991 e 1998. Integrante da Série 3, a versão de maior sucesso da gama foi T 113 H 4×2 de 360 cv, que teve um total de 19.974 unidades entregues durante seus sete anos de existência.

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Para comemorar os 60 anos de história no Brasil, nada melhor do que fazer uma releitura daquele que foi o seu maior clássico. E por isso a marca do grifo lançou na época a Edição Especial Scania 60 anos. E a linha escolhida para representar o T 113 foi a R, nas potências de 440 cv nas configurações de eixo 6×2, 6×4 e 8×2, e de 480 cv 6×4 – ambos com cabine Highline Streamline. 

A série especial será oferecida em dois pacotes: Scania 113 Clássico e Scania 113 Clássico Estilo – esta é a mais completa e que TRANSPORTE MUNDIAL foi conhecer. Andamos na versão R 440 6×2 – que na linha convencional é o modelo mais vendido no mercado atualmente.

Nessa configuração, com o implemento convencional de 3 eixos, atende operações com PBTC de até 48,5 t, com ampla atuação como tanque, graneleiro, baú, cegonha, frigorífico, container etc. Mas também o modelo é direcionado a operações com vanderleia, possibilitando transportar mais já que o PBTC sobe para 56 t.

Em comum, os dois pacotes trazem grade frontal na cor da cabine, geladeira, degraus de entrada pintados e chapa do degrau superior pintado, farol de xênon, capa para o cubo de roda em alumínio polido, espelho retrovisor angular dos dois lados, placa especial de homenagem ao cliente, para-lamas dianteiro e superior dianteiro pintados na cor do veículo, calota dianteira e logotipo alusivo aos 60 anos e ao T 113.

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De série e comum à linha convencional estavam o climatizador, a suspensão a ar da cabine e a transmissão Opticruise automatizada de 14 velocidades, sendo duas delas superlentas. Essa transmissão trabalha em conjunto com o motor DC 13, que está baseado num bloco de 12,7 litros e 6 cilindros em linha com sistema de injeção direta de combustível em conformidade com a P7 (Euro 5).

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Equipado com um sistema próprio de injeção PDE com unidades injetoras e cabeçotes individuais, possui 4 válvulas por cilindro, turbo compressor, intercooler e sistema de tratamento de gases SCR. Esse propulsor desenvolve potência de 440 cv a 1.900 rpm e torque de 234,9 mkgf de 1.000 a 1.300 rpm.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).