Reportagem: Daniela Paiva Gonçalves de Oliveira, especial de Salvador

Os caminhoneiros autônomos são importantes aliados para o bom funcionamento das transportadoras e empresas de logísticas. Assim, esses profissionais do volante devem buscar as oportunidades que surgem, como a do Sest/Senat.

fachada sest senat 1

Em maio de 2021 muitas mudanças aconteceram no setor de transportes brasileiro com repercussão clara em todo território baiano. A mais recente é o oferecimento pelo Sest/Senat de novos serviços para caminhoneiros. A partir da agora a instituição lança certificação para autônomos, em parceria com a CNTA. Além de inciar a distribuição do Cartão do Caminhoneiro e da Caminhoneira, junto com o Ministério da Saúde. As iniciativas visam propiciar a melhoria na qualificação profissional com foco no empreendedorismo e aumentar os cuidados com a saúde dos profissionais.

Certificação

Foi criada pelas entidades a Certificação Profissional para Caminhoneiros Autônomos de Transporte de Cargas. São cinco módulos de aprendizagem através de educação à distância que ampliam as habilidades para a formação do caminhoneiro autônomo. A capacitação é completada com curso presencial de Eficiência Energética, cuja prova prática é realizada nos simuladores de direção do Sest/Senat, com a aprovação o caminhoneiro recebe a Certificação Profissional

Maiores Informações sobre a Certificação Profissional para Caminhoneiros Autônomos de Transporte de Cargas, acesse: http://ead.sestsenat.org.br/certificacao-autonomos/

9cfdb596 95a4 47e7 84c3 b7ac5a31fda9 CorteWide

Cartão de Saúde

Um acordo de cooperação assinado pelo Sest/Senat e pelo Ministério da Saúde vai garantir a distribuição de 500 mil exemplares do Cartão de Saúde dos Caminhoneiros e das Caminhoneiras. O documento é destinado a motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas para que, ao acessarem as unidades de Atenção Primária em Saúde (APS), tenham melhor acompanhamento do tratamento. 

As primeiras unidades dos cartões começaram a ser distribuídas pelas unidades operacionais do Sest/Senat localizadas nas capitais. Até o final do mês passado, as demais unidades também deram início à distribuição.