Seguindo a série Baú da TRANSPORTE MUNDIAl, hoje você confere o lançamento do Stralis AS, da Iveco, que chegou para concorrer com os modelos Premium do mercado. Confira a matéria abaixo:
Quando a fabricante Iveco apresentou na Fenatran o caminhão-conceito Glider, quis mostrar o seu compromisso com a inovação. No que se refere à eficiência, realmente o caminhão-conceito da italiana é o que há de mais moderno. Todo o seu desenvolvimento teve a aerodinâmica como ponto de partida, tanto é que isso, junto com outras tecnologias aplicadas ao veículo, ajudou a reduzir o consumo de combustível e de emissões de CO2 em até 40%.
O modelo também apresenta uma nova proposta em relação ao conforto interno, indo bem além, por exemplo, dos caminhões norte-americanos que privilegiam o espaço para que o motorista se sinta em casa, ao mesmo tempo em que, na verdade, está numa estação de trabalho.
O resultado é um caminhão que se apresenta como um laboratório de eficiência e habitalidade, cujas novidades podem estar no mercado em alguns anos. No caso do Brasil, muito em breve, assim que for lançado o Stralis Active Space, pois parte da habitalidade e das tecnologias que o novo produto da Iveco possui foram inspiradas no Glider. O Stralis AS, de Active Space, faz parte da nova família de produtos que a Iveco vai lançar no Brasil – nos últimos cinco anos, a fabricante de origem italiana apresentou seis famílias de veículos comerciais.
O caminhão faz parte da linha Ecoline, nome com o qual a fabricante quer renovar a gama já existente no país, e estarão à venda a partir de 2012 com novos chassis e cabines e novas tecnologias, entre elas, as de motores para atender ao Proconve P7. O Stralis AS vai disputar um mercado de caminhões Premium e chega com motores Iveco-FPT Cursor 13, de 440 cv, 480 cv e 560 cv – este, o segundo mais potente a venda no país e que está previsto para aterrissar em terras nacionais no primeiro semestre de 2012.
O Stralis AS vai atender às operações rodoviárias em que são exigidos caminhões com trações 4×2, 6×2 e 6×4, mas, diferentemente do Stralis AT (Active Time), que permanece em linha como veículo de entrada, o Active Space possui um painel totalmente redesenhado, com um design envolvente e confeccionado nas opções preto e caramelo. Ambas as nomenclaturas (AS e AT) são utilizadas pelos Stralis comercializados na Europa e com a chegada do Proconve P7, que equivale ao Euro 5, a Iveco traz para o país as mesmas tecnologias de caminhões que são vendidos naquele velho continente.
A primeira vista a nova cabine também traz um ar de sofisticação, remetendo aos automóveis de luxo. O volante está com um novo desenho, traz o nome Iveco bem na parte central com detalhes cromados e integra teclas de comando de acesso e consulta ao computador de bordo, este fica numa posição central do painel de instrumentos e incorpora econômetro, sendo possível acompanhar o consumo instantâneo de combustível e a pressão do turbo. O velocímetro, o conta-giros e os indicadores de nível de combustível e de pressão foram redesenhados e possuem uma série de luzes de alerta, com ícones de fácil entendimento.
Na área de descanso o modelo pode equipar duas camas (beliche) de colchão inteiriço cada e espuma de densidade variável para garantir melhores posições ao motorista na hora do descanso. Há uma luz de leitura na cama inferior e embaixo dela há um refrigerador e uma caixa térmica com capacidade para 35 litros. Para que o segundo motorista ou acompanhante possa ter acesso com segurança à cama superior há uma escada retrátil. A cabine ainda dispõe de uma mesa para refeições e tomada de 12 volts para conexão de notebooks, por exemplo. Para completar o pacote habitalidade com conforto a bordo, a suspensão da cabine vem com dois bolsões de ar em quatro pontos independentes, com amortecedores que absorvem os impactos do solo.
Na estação de trabalho, os bancos do motorista e passageiro são mais ergonômicos, possuem apoio de braços, ajuste lombar e cinto de segurança integrado. E o banco do motorista ainda é equipado com suspensão pneumática e ajustes de regulagem de altura e profundidade.
O motor trabalha em conjunto com a transmissão automatizada ZF de 16 marchas. Mas a fabricante também oferece o câmbio manual que poderá ser adquirido como um item opcional. Ele possui um sistema chamado “single H” (com marchas posicionadas em H sobreposto, o que segundo a Iveco, oferece mais conforto ao motorista porque a troca de marcha é mais simples). Outra ferramenta que o Stralis agrega, também como opcional, é o freio-motor Intarder que em conjunto com o freio-motor do caminhão gera uma potência de frenagem de 985 cv. Faz parte do seu pacote tecnológico o ajustador automático de freios de série e opções de entre-eixos de 3 000 mm e 3 200 mm. A suspensão traseira pneumática também é um opcional.
Assim como o Glider, a aerodinâmica foi bastante privilegiada nessa nova geração do Stralis, contudo, ela ainda remete aos irmãos atuais. A novidade vai para a grade dianteira que ganhou uma entrada de ar a mais, favorecendo assim, o consumo de combustível, já que possibilita uma melhor circulação de ar. Os paralamas integrados nas laterais da cabine evitam a passagem de vento, proporcionando uma melhor performance do veículo no que se refere ao consumo de combustível. A peça é pintada na cor do caminhão.