Tecnologias no SAE Brasil

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Começou nesta terça-feira, 22 de setembro e vai até o dia 24 de setembro, o Congresso SAE Brasil 2015, Expo Center Norte, em São Paulo. No evento serão realizados vários seminários que discutem diversos temas da mobilidade envolvendo automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus, avião e transporte sobre trilhos. Para o mundo do transporte rodoviário, o principal painel ocorre nesta quinta-feira, às 11h (1º bloco) e 14h (2º bloco) e terá como tema o emprego da tecnologia na redução dos custos operacionais e aumento da produtividade. Empresas como Scania, MAN Latin America e Cummins escolheram o evento para apresentar suas novidades.

Conectividade Scania

 

A Scania destacou, em seu estande no espaço da amostra do Congresso, suas novidades em tecnologia móvel. Um dos destaques é o relógio Scania Watch feito em parceria com a Sony. Trata-se de um relógio de pulso com várias funcionalidades de um smartphone, como acesso ao Google, ligações, contatos etc. Ele também traz um aplicativo da Scania que é integrado ao Scania Fleet Management e disponibiliza informações instantâneas sobre o modo de condução do motorista. Ele mostra dados de consumo de combustível, distância, tempo de condução e, quando conectado a um smartphone com Android, oferece fácil acesso ao calendário, chamadas, e-mail e mensagens.

Outra novidade é o tablet com o aplicativo WIC Kit, também em parceria com a Sony. O aplicativo foi desenvolvido para otimizar o treinamento do motorista no veículo. O tablet reproduz todas as informações do painel do caminhão para o treinador que vai ao lado do motorista em tempo real. Com isso, o treinador consegue visualizar as informações do painel 100% do tempo e avaliar o modo de condução do motorista sem precisar sair da poltrona do passageiro, aumentando a sua segurança e a sua interpretação dos dados. O tablet será utilizado pelos treinamentos de motorista das concessionárias da marca.

Cavalo mecânico para cegonheiros

 

A MAN Latin American aproveitou o evento para apresentar algumas das suas últimas novidades, com destaque para o VW Constellation 19.420 6×2/4 desenvolvido sob encomenda para um transportador de veículos, mas que será disponibilizado para todo o mercado de cegonheiro.

Até então, a Scania era a única montadora a oferecer esse tipo de configuração. O modelo tem o 19.420 4×2 como base. Nele é instalado um segundo eixo direcional que resolve dois problemas no transporte de veículos mais pesados, como SUV e picapes. Um dos problemas é o excesso de peso no eixo dianteiro e outro a maior capacidade de manobrabilidade em relação aos cavalos mecânicos 6×2 tradicionais. Além disso, há economias de pneus e combustível, já que o segundo eixo direcional proporciona menor arrasto dos pneus e o conjunto conta com menos peso por contar com duas rodas a menos no eixo.

No evento, a montadora mostrou seus novos lançamentos VW 13.160 Delivery, com transmissão automatizada V-Tronic e terceiro eixo de fábrica com sistema pneumático para levantamento e auxílio de tração, com PBT 13,2 t; e o VW Constellation 25.420 em sua versão 8×2 para semirreboques de três eixos e PBTC de 54,5 t.  Veja mais sobre esses e outros lançamentos da MAN Latin America na edição 147, de outubro, da revista TRANSPORTE MUNDIAL.

Cummins e Eaton

Em parceria com a Eaton, a Cummins apresentou o SmartAdvantage, um sistema que integra os softwares do motor com a transmissão Eaton tento a economia de combustível entre 3% e 6%, e, consequentemente, a redução de emissões de poluentes.

Outra novidade da Cummins, já disponível nos Estados Unidos e prevista para chegar no Brasil em 2016 é o Adept (Advanced Dynamic Efficient Powertrain). Trata-se de um conjunto de recursos eletrônicos que adapta às condições de funcionamento para uma operação mais eficiente do veículo. O Adept ajusta a velocidade do caminhão conforme a demanda. Se for uma subida, por exemplo, não vai faltar potência. Mas caso de uma descida, o sistema faz continuamente pequenos ajustes de velocidade, potência e engrenagem de transmissão para aproveitar o impulso do veículo, maximizando a eficiência e reduzindo o consumo de combustível em até 3%.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).