O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu nesta terça feira (29/08), o primeiro ônibus 100% elétrico. O veículo é da BYD, modelo D9W 20.410, https://transportemundial.com.br/byd-lanca-o-onibus-eletrico-d9w/ com autonomia para 250 quilômetros.
E como em demais veículos elétricos, o ô novo ônibus conta com sistema de freios regenerativos, que auxilia no carregamento da bateria sempre que houver frenagens.
Ônibus elétrico facilita o deslocamento de funcionários dentro do Terminal
A adoção de ônibus dentro do TCP https://www.tcp.com.br/para o deslocamento de funcionários se deve principalmente ao grande espaço do terminal. São 480mil m² de área. Além do novo modelo elétrico, os colaboradores contam com outras duas unidades movidas a diesel.
O ônibus entregue ao terminal de contêineres de Paranaguá conta com suspensão pneumática para rebaixar ou levantar o veículo. No primeiro caso facilita o embarque e desembarque de passageiros; no segundo, para superar possíveis obstáculos no caminho.
Eletrificação reduz emissões e custo de manutenção de equipamentos do Terminal de Contêineres
O TCP também investiu na eletrificação de dois guindastes. O objetivo é a redução emissões de gases de efeito estufa e diminuir o custo de manutenção dos equipamentos. A empresa também eletrificou dois pórticos para contêineres sobre pneus (RTGs).
Esse tipo de equipamento é usado para movimentar contêineres que chegam ao terminal pela ferrovia. Segundo a empresa, o processo de eletrificação levou três meses. A eletrificação reduziu em 95% as emissões de gases e em 90% o custo de manutenção.