TGX feito Brasil

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O desenho é um dos mais modernos

O desenho é um dos mais modernos

Quando o MAN TGX 29.440 chegou ao mercado inaugurou uma nova filosofia construtiva para a MAN Latin America, que passou a disputar o segmento de caminhões Premium.

O TGX 29.440 6×4 é destinado ao transporte rodoviário de médias a longas distâncias rodoviárias e tem PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 57 t a 74 t para aplicações com bitrem, bitrenzão, rodotrem e treminhão. Sua CMT (Capacidade Máxima de Tração) é de 80 t.

O TGX 29.440 6×4 é equipado com motor MAN D2676 de 440 cv, de 1 500 a 1 900 rpm e torque 224,4 mkgf de 950 a 1 400 rpm, que para atender a norma P7 de emissões de poluentes conta com a tecnologia SCR, com pós-tratamento dos gases de escape, com utilização do Arla 32. Esse motor trabalha em harmonia com a caixa ZF 16AS 2630 OD automatizada, denominado MAN TipMatic – como opcional há disponível, ainda, a caixa ZF 16 S2520 TO manual – ambas de 16 marchas e 2 rés. Na versão automatizada a transmissão possui uma capacidade de torque de 265,3 mkgf. Essa transmissão dispensa o pedal de embreagem, mas graças ao programa PROFI é possível fazer as trocas manuais. O caminhão ainda conta com sistema auxiliar de freio EVBec que desenvolve potência de frenagem de 400 cv.

O eixo dianteiro é o VOK-09 igual ao que é equipado nos caminhões que rodam na Europa, porém, para atender as necessidades das rodovias brasileiras, a MAN reforçou a viga do eixo, que pode suportar até 9 t. Os eixos traseiros (sem redução nos cubos) são o MAN HYD-1370 + HY-1350, com uma relação de 3,70:1. Os freios são a tambor e possuem sistemas ABS (por força da lei) e EBS de série.

Conforto e praticidade

 Ao entrar no veículo logo se nota o conforto a bordo e o ótimo nível de acabamento. Equipado com uma cabine XLX de 1 940 mm de altura é praticamente plana, já que o túnel do motor é de 120 mm. O espaço interno possibilita levar um acompanhante. 
A cabine é completa e atende aos anseios do motoristaCom o motor ligado nota-se o bom isolamento acústico, também graças à pequena altura do túnel. De modo geral o caminhão é bem dimensionado, circular dentro da cabine é bem prático até para um motorista mais corpulento. O banco do motorista tem suspensão pneumática, cinto de segurança integrado e várias opções de ajustes de encosto, altura e profundidade.

O posto de trabalho do motorista privilegia a ergonomia, graças aos inúmeros ajustes de altura e profundidade do banco pneumático e do volante multifuncional. O computador de bordo integrado ao painel de instrumentos tem boa visualização e fácil linguagem. A cama é uma das mais espaçosas (2 200 mm x 790 mm) e seu diferencial é ter um estrado flexível que se adapta ao corpo do motorista apenas com um simples colchão. Embaixo da cama há um porta-bagageiro amplo e, acima dela, há um suporte multifunções, uma espécie de uma rede produzida em lona que se torna uma série de compartimento, possui um cordão que pode virar um cabide, se dobrável serve como um porta-malas, se estendido vira uma segunda cama, que remete muito mais a uma rede.

A MAN Latin America optou por introduzir esse suporte em vez de uma segunda cama, porque no Brasil, diferentemente do que acontece na Europa, não é tão comum nas operações rodoviárias viajarem dois motoristas no mesmo veículo e por isso a alternativa não ocuparia espaço no habitáculo, algo que a fabricante quis privilegiar. A área de descanso possui uma cortina para isolar o motorista da estação de trabalho, contudo, há também cortina para os vidros caso ele opte por descansar durante o dia, evitando assim a entrada da luz do dia.

Por toda a cabine o motorista se depara com gavetas, porta-revista, porta-copo, porta-óculos – totalizando 35 itens. Há ainda dois cestos de lixo, fixados a cada lado da cama. Faz parte, ainda, uma mangueira de ar para fazer a limpeza interna. A comodidade está presente também no ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, de série.

Desenvolvido no intuito de valorizar o consumo, a aerodinâmica foi privilegiada. Exemplo disso são os retrovisores bipartidos e montados numa única peça evitar o arrasto. O duto de ar está embutido na cabine também para priorizar a eficiência. A grade frontal é ampla e possui travamento interno e o TGX ainda possui um degrau nessa área para que o motorista possa fazer a limpeza do para-brisa. No entanto, ainda há um limpador telescópico com bucha e rodinho para limpar o para-brisa, dispensando a necessidade de ter de subir no degrau. Outro item que chama a atenção do MAN é o basculamento da cabine que, graças ao sistema eletro-hidráulico, leva apenas 55,8 segundos.

O protetor de degraus, um item para maior segurança já que dificulta o acesso à cabine com as portas fechadas, é de série. Segundo a engenharia da MAN esse protetor foi projetado também para promover uma ação aerodinâmica. No que se refere à segurança, o TGX conta com imobilizador eletrônico de partida, através do chip codificado na chave e a cada momento que é dada a partida no caminhão, o código é trocado, aumentando a proteção contra roubo por ligação direta.

Ainda no que tange a segurança, há, junto com o extintor, mais dois equipamentos localizados abaixo da cama, um colete de segurança refletivo e um sinalizador com LED. De série o caminhão traz vidros, retrovisores e travas elétricas, tela de proteção do radiador, preparação para climatizador e rádio PX.