A Marfrig — uma das líderes na produção de alimentos de proteínas, e vencedora do Prêmio Transporte Responsável 2022 — dá o primeiro passo para a renovação da frota com caminhão movido a gás (Biometano, na falta deste, a GNV). O veículo emite 15% menos poluentes (como dióxido de carbono) em relação ao modelo movido a diesel quando abastecido com GNV, percentual que sobe para 95% se for abastecido com Biometano. O gás purificado a partir do Biogás, além de quase zerar a emissão de CO₂, cria uma indústria de reciclagem de resíduos orgânicos. 

Os produtos transportados pela carreta sustentável da Marfrig abastecem restaurantes, bares, lanchonetes, churrascarias, açougues e supermercados dos municípios paulistas de Itupeva e Promissão e também do Rio de Janeiro (RJ). A rota escolhida considerou a maior disponibilidade de postos de abastecimento com gás natural na região, um desafio para a implementação do veículo em outros estados brasileiros. Em São Paulo, ainda não há postos com Biometano, no entanto, no Rio de Janeiro há alguns, já utilizados pela logística da L’Oréal com o mesmo caminhão e a transportadora RN. 

“O uso de combustíveis alternativos, menos poluentes, representa um importante ganho ambiental para a Marfrig, a população e o planeta. A implantação da carreta sustentável faz parte dos compromissos e esforços da companhia de reduzir, na prática, o impacto ambiental em todas as etapas do negócio”, diz Luciano Alves, diretor de logística da Marfrig. 

Os vencedores da 9ª Edição do Prêmio Transporte Responsável

O Brasil tem potencial maior, mas é na Europa que o gás biometano cresce como substituto do petróleo

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).