As principais novidades e destaques que a indústria de caminhões mostrou na Agrishow, maior feira para o agronegócio realizada em Ribeirão Preto, primeira vez desde o início da pandemia. Abaixo, vamos apresentar os caminhões das marcas presentes na feira: Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen, Iveco e DAF. A Volvo não participou. Em breve, apresentaremos de forma detalhada e analítica artigos por marca que nos passaram mais informações sobre o mercado e novidades

Mercedes-Benz

A evolução na automação de caminhões segue sendo o destaque da Mercedes-Benz para os produtores do agronegócio. Com mais de 400 caminhões semiautônomos já comercializados em parceria com a empresa de tecnologia Grunner, a fabricante trabalha para avançar para o próximo nível de automação. 

Atualmente, os modelos Axor 3131 com direção autônoma da Grunner usam a tecnologia para rodar com maior precisão apenas ao lado da colheitadeira. O objetivo da automação é aumentar a eficiência no transbordo da carga e evitar o pisoteamento dos brotos da cana-de-açúcar, antes causado pelos tratores que fazem este trabalho. Assim, o produtor consegue aumentar a produtividade dos brotos para chegar às sete safras possíveis. Além disso, oferece outras vantagens em relação ao trator, como economia de combustível, de manutenção, maior velocidade de deslocamento, pode ser utilizado em outras atividades no período entre safras e pode ter maior valor de revenda.

 

No nível atual, após o implemento carregado, o motorista assume a condução e dirige o caminhão para descarregar a colheita em um bitrem ou rodotrem, que depois segue para descarregar na usina. Agora, a empresa apresentou o modelo que vai fazer o trabalho completo. Ou seja, além de andar ao lado da colheitadeira, o caminhão vai sozinho até a composição descarregar e voltar para a nova tarefa de transbordo. O Axor 3131 ainda está em testes e deverá ser lançado até o final deste ano.

Outro destaque foi o Actros “A Voz Delas” com características visuais e cor escolhidas por mulheres. O evento contou com a primeira participação presencial do novo presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Achim Puchert, e a primeira vez na Agrishow. Aliás, a marca da estrela enviou seus principais executivos para interagir com os visitantes da feira, entre eles, Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing, Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões, e Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões.  

Scania

O caminhão autônomo também foi o destaque da empresa do Grupo TRATON, a Scania. O modelo vocacional P280 8×4 tem o objetivo de ser como o Mercedes-Benz Axor 3131 e fazer o serviço de transbordo da cana. A automação dele nível 2, ou seja, necessita da interação do motorista para realizar acelerações, frenagens e manobras. Ele será lançado em novembro, na Fenatran. 

A Scania também destacou os caminhões rodoviários movidos à gás. O modelo G 410 6×4 para uso também misto (asfalto e terra) pode funcionar com GNV (Gás Natural Veicular) ou biometano, e também, com a mistura dos dois tipos de gases em qualquer proporção, como nos automóveis flex. Já o R 410 6×2 com tanques para gás liquefeito é para uso rodoviário de longa distância, pois sua autonomia pode chegar a 900 km. O alcance por abastecimento depende do tamanho e quantidades de tanques. A Iveco já bateu recorde de mais de 1.700 km com único abastecimento com o modelo S-Way vendido na Europa.

A Scania acredita no potencial do G 410 6×4, pois todas as fazendas têm grande potencial de produção própria do biometano, o melhor combustível viável economicamente para caminhões pesados. O biometano pode ser considerado quase neutro na emissão do CO₂ e ele é produzido a partir de qualquer material orgânico, o que mais existe em fazendas, pois é o resíduo da cana-de-açúcar e da criação de animais, entre outras fontes. Publicaremos outro artigo com mais detalhes deste caminhão é sobre outros temas da Scania para o agronegócio. 

Volkswagen

O VW Delivery 11.180 4×4 foi o destaque da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) na Agrishow, com test-drive. O modelo é o único do segmento de caminhões médios 4×4. Ele conta com ângulos de entrada e saída maiores, bloqueio entre os eixos para mais eficiência em terrenos acidentados e de baixa aderência. Também conta com ABS e EBD, atributos de segurança exigidos pela legislação, e controle de tração (ATC), função essencial para a aplicação. Outro recurso do veículo é a roda livre na tração dianteira, tecnologia que permite um menor consumo de combustível e maior durabilidade do diferencial quando a tração 4×4 não se faz necessária. O eixo trativo dianteiro conta com uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao caminhão um desempenho otimizado em aclives. 

Além do modelo 4×4, a VW destacou os modelos mais vendidos para o setor do agro, como o VW Constellation 24.280 V-Tronic. Outro destaque foi o mais recentes integrantes da família Constellation: o VW Constellation 25.460, o estradeiro mais potente da linha, que conta com motorização MAN D26 de 12,4 litros — agora produzida no Brasil — para entregar 460 cavalos de potência, além de um entre-eixos de 3.600 e suspensão metálica desenvolvida sob medida para melhor se adaptar à realidade brasileira de operação. Aliás, o VW Constellation é apresentado com bastante informações e análise na edição 200 e especial dos 20 anos da revista TRANSPORTE MUNDIAL.

O VW Constellation 33.460 6×4 foi desenvolvido com foco no fora de estrada, principalmente, para os setores de cana-de-açúcar e madeireiro. O veículo combina a robustez da nova geração do motor MAN D26 de 460 cv e 2.300 Nm de torque com a cabine Constellation. Ele atende também às demandas de aplicações mistas, fora de estrada e rodoviário. A família Meteor completa o time de veículos expostos na feira, com suas versões 6×2 e 6×4, VW Meteor 28.460 e 29.520 respectivamente. 

DAF 

A DAF expôs os modelos da gama 2022 das gamas XF e CF, além dos serviços de financeiros e de peças do Grupo Paccar. “É uma grande alegria participar do retorno da Agrishow, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro. Durante o evento, o público poderá visitar o nosso estande e conhecer de perto os modelos DAF XF, DAF CF Off-Road e DAF CF, que muitos ainda não tiveram oportunidade de ver. Será uma ótima experiência estar em um evento presencial novamente, um momento para fortalecer o nosso relacionamento com os visitantes e ampliar as oportunidades de negócios”, explica Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

DAF 1340 Agrishow 2022 C Post Quadrado 2 L2

Iveco

A Iveco apresentou alguns modelos da cada família de caminhões Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Produto da Iveco para a América Latina, afirma que a iniciativa de ter um espaço na Agrishow é reflexo do crescimento sustentável que a marca registrou nos últimos anos, sendo a montadora full liner que mais cresce no mercado, e pela força do agro na economia brasileira. “Sabemos das necessidades que o produtor rural possui para transportar cargas e pessoas dentro e fora de sua propriedade, e a Iveco tem um line-up adequado para atender essa demanda, do campo para a cidade e da cidade para o campo”. Leia também um bate-papo com o diretor de vendas, Ricardo Barion, e com o Bernardo Brandão. 

Durante a Agrishow, o Banco CNH Industrial, representado pela marca Iveco Capital, apresentou uma novidade aos visitantes. Os clientes e concessionários podem fazer a consulta de crédito pré-aprovado através da leitura de QR Code, e confirmar em segundos se possui crédito pré-aprovado junto à instituição; além do +Capital, aplicativo do Banco que agiliza o processo de simulação, envio de propostas e aprovação de crédito.

A próxima edição da Agrishow será de 1 a 5 de maio de 2023.

 

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Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Produto da Iveco para a América Latina
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).