Aos poucos o caminhão a gás ganha espaço no Brasil. A TransMaroni acaba de chegar a 50 unidades movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para a história do transporte nacional com a maior frota já adquirida desta solução alternativa ao diesel. Com isso, a transportadora conclui um ciclo de investimento na ordem de R$ 50 milhões, em várias ações neste campo e não apenas relativas a esta compra. A Scania, que lidera a transição para um sistema de transporte com caminhões pesados a gás, atinge a marca de 150 caminhões com esta tecnologia desde o início das vendas em outubro de 2019. 

A TransMaroni adquiriu as primeiras 11 unidades em outubro de 2020. Com o desempenho do produto e a visibilidade gerada por novos negócios, resolveu comprar outros lotes menores a partir de novembro até, recentemente, nas últimas semanas de maio, e somou mais 39 unidades encomendadas. No total, chegou ao histórico volume de 50 veículos. A maior parte já havia entrado na programação de produção de 2021 e as unidades mais recentes estão tendo o prazo de entrega negociado. Os veículos serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em diversos estados brasileiros. Parte já tem contratos com B2W, Carrefour, Grupo Big, JBS, L´Oréal, Nestlé e Unilever.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).