Seguindo a série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL, você confere os campeões de vendas em 2012, num supercomparativo entre os modelos VW Constellation 24.280 e Ford 2429. Confira reportagem da época:
O VW 24.280 é o sucessor do líder de mercado, o VW 24.250, e o Ford Cargo 2429, do Cargo 2428. A evolução se deu por força de lei em razão da entrada em vigor da P7, da legislação ambiental do Proconve e, com isso as duas fabricantes aproveitaram para incrementar outras melhorias em seus veículos, como o ganho em potência e torque.
Em termos de preço, conforme tabela de preço pública, o Constellation começava em R$ 255.920 e o Cargo em R$ 211.900. Hoje, segundo a tabela Molicar, os preços praticados no mercado estão em média de R$ 150 mil (Constellation) e R$ 122 mil (Cargo).
Até a chegada da geração do Ford Cargo com a nova cabine, a superioridade do VW Constellation era inquestionável. A diferença, então, passou a ter características mais específicas, como a maior simplicidade de operação do conjunto de transmissão Constellation (caixa de 9 marchas e eixo motriz simples), o que facilitava a condução por motoristas menos qualificados. Mas há motoristas que podem preferir o conjunto Ford, com câmbio de 6 marchas e eixo motriz de dupla velocidade, totalizando 11 velocidades mais ré.
Na tabela abaixo, você poderá ver, lado a lado, as principais características desses modelos e chegar à conclusão sobre qual seria é a melhor opção para o seu negócio.
Modelos | VW Constellation 24.280 6×2 | Ford Cargo 2429 6×2 |
Cabines | Simples e leito | Simples e leito |
Motor | MAN D08 36 280 de 6 cilindros em linha, 6 871 cm3, 275 cv a 2 300 rpm e 107 mkgf de torque a partir de 1 100 rpm. Tecnologia de pós-tratamento de gases EGR |
Cummins ISB 6.7 de 6 cilindros em linha, 6 693 cm3, 290 cv a 2 300 rpm e 96,9 mkgf de torque a partir de 1 200 rpm. Tecnologia de pós-tratamento de gases SCR |
Câmbio | ZF 9S 1110 TD, manual, à cabo, com 9 marchas a frente e 1 a ré |
Eaton FS-6306-B, manual, 6 marchas a frente e 1 a ré |
Embreagem | Sachs, monodisco a seco, revestimento orgânico, push type hidráulico assistido a ar. Diâmetro do disco: 395 mm | Eaton, monodisco a seco, revestimento orgânico, hidráulico servoassistido |
Eixo motriz | Meritor MS 23155 com única velocidade | Meritor MD 23245 com dupla velocidade |
Suspensão dianteira | Molas semielípticas de duplo estágio, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora |
Feixe de molas parabólicas, com amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Eixo rígido motriz e auxiliar, tag-tanden tipo balancim com suspensor eletropneumático, molas semi-elipticas assimétricas trapezoidais | Eixo rígido motriz com feixes de molas semi-elípticas principal e no terceiro eixo, com suspensor eletropneumático para o eixo auxiliar |
Direção | ZF 8097, hidráulica com esferas recirculantes | ZF 8097, hidráulica com esferas recirculantes |
Freios | Tambor em todas as rodas | Tambor em todas as rodas |
Freio motor | Descompressão e válvula tipo borboleta (MAN exaust valve brake) eletropneumático com tecla no painel e comando no acelerador |
Válvula tipo borboleta, com acionamento eletropneumático |
Entre-eixos | 3 560 mm, 4 800 mm e 5 207 mm | 4 800 mm e 5 307 mm |
PBT técnico / legal / CMT | 24 100 kg / 23 000 kg / 35 000 kg | 24 150 kg / 23 000 kg / 35 000 kg |