Usados: Constellation 24.280 Vs. Cargo 2429

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Seguindo a série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL, você confere os campeões de vendas em 2012, num supercomparativo entre os modelos VW Constellation 24.280 e Ford 2429. Confira reportagem da época:
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O VW 24.280 é o sucessor do líder de mercado, o VW 24.250, e o Ford Cargo 2429, do Cargo 2428. A evolução se deu por força de lei em razão da entrada em vigor da P7, da legislação ambiental do Proconve e, com isso as duas fabricantes aproveitaram para incrementar outras melhorias em seus veículos, como o ganho em potência e torque. 

vw constllation
Malagrine

Em termos de preço, conforme tabela de preço pública, o Constellation começava em R$ 255.920 e o Cargo em R$ 211.900. Hoje, segundo a tabela Molicar, os preços praticados no mercado estão em média de R$ 150 mil (Constellation) e R$ 122 mil (Cargo).

ford cargo

Até a chegada da geração do Ford Cargo com a nova cabine, a superioridade do VW Constellation era inquestionável. A diferença, então, passou a ter características mais específicas, como a maior simplicidade de operação do conjunto de transmissão Constellation (caixa de 9 marchas e eixo motriz simples), o que facilitava a condução por motoristas menos qualificados. Mas há motoristas que podem preferir o conjunto Ford, com câmbio de 6 marchas e eixo motriz de dupla velocidade, totalizando 11 velocidades mais ré.

Na tabela abaixo, você poderá ver, lado a lado, as principais características desses modelos e chegar à conclusão sobre qual seria é a melhor opção para o seu negócio.

Modelos VW Constellation 24.280 6×2 Ford Cargo 2429 6×2
Cabines Simples e leito Simples e leito
Motor MAN D08 36 280 de 6 cilindros em linha, 
6 871 cm3, 275 cv a 2 300 rpm e 107 mkgf 
de torque a partir de 1 100 rpm. Tecnologia de pós-tratamento de gases EGR
Cummins ISB 6.7 de 6 cilindros em linha, 
6 693 cm3, 290 cv a 2 300 rpm e 96,9 mkgf 
de torque a partir de 1 200 rpm. Tecnologia de pós-tratamento de gases SCR
Câmbio ZF 9S 1110 TD, manual, à cabo, 
com 9 marchas a frente e 1 a ré
Eaton FS-6306-B, manual, 6 marchas a 
frente e 1 a ré
Embreagem Sachs, monodisco a seco, revestimento orgânico, push type hidráulico assistido a ar. Diâmetro do disco: 395 mm Eaton, monodisco a seco, revestimento orgânico, hidráulico servoassistido
Eixo motriz Meritor MS 23155 com única velocidade Meritor MD 23245 com dupla velocidade
Suspensão dianteira Molas semielípticas de duplo estágio, amortecedores hidráulicos telescópicos 
de dupla ação e barra estabilizadora
Feixe de molas parabólicas, com amortecedores hidráulicos de dupla ação 
e barra estabilizadora
Suspensão traseira Eixo rígido motriz e auxiliar, tag-tanden tipo balancim com suspensor eletropneumático, molas semi-elipticas assimétricas trapezoidais Eixo rígido motriz com feixes de molas 
semi-elípticas principal e no terceiro eixo, com suspensor eletropneumático para 
o eixo auxiliar
Direção ZF 8097, hidráulica com esferas recirculantes ZF 8097, hidráulica com esferas recirculantes
Freios Tambor em todas as rodas Tambor em todas as rodas
Freio motor Descompressão e válvula tipo borboleta (MAN exaust valve brake) 
eletropneumático com tecla no painel 
e comando no acelerador
Válvula tipo borboleta, com acionamento eletropneumático
Entre-eixos 3 560 mm, 4 800 mm e 5 207 mm 4 800 mm e 5 307 mm
PBT técnico / legal / CMT 24 100 kg / 23 000 kg / 35 000 kg 24 150 kg / 23 000 kg / 35 000 kg
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).