Cada vez mais os transportadores estão fazendo a conta do total custo de propriedade que quanto o veículo custa para a empresa desde a aquisição até a venda após alguns anos de uso. O melhor valor de revenda não é garantia para o resultado, mas é uma informação muito importante, pois há muito significado nos veículos que desvalorizam menos.
E para conhecer os modelos que menos desvalorização, a Agência AutoInforme, em parceria com a revista “Frota &Cia” e a agência de comunicação Textofinal, fez o estudo de depreciação a partir dos dados da pesquisa de mercado Molicar, comparando os preços dos modelos zero quilômetro no primeiro quadrimestre de 2015 e agora três anos depois. Os modelos com o menor percentual de desvalorização recebem o Selo Maior Valor de Revenda.
Os veículos foram divididos em duas grandes categorias (utilitários e caminhões) e depois em subcategorias. O Mercedes-Benz Sprinter 415 foi o grande vencedor da categoria Caminhões e o Renault Master foi o vitorioso na categoria Utilitários. Vale lembrar que todos os veículos de carga com PBT igual ou superior a 3.501 kg são considerados caminhões. O Sprinter 415 tem PBT de 3.880 kg, apesar da sua aparência de chassi cabine.
Segundo o jornalista Joel Leite, idealizador da certificação e diretor da Agência AutoInforme, O objetivo da certificação é estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e preservar os investimentos de caminhoneiros autônomos e frotistas. É uma referência ao consumidor no sentido de melhor investir o seu capital.
Confira a desvalorização de três modelos em cada uma das subcategorias:
VEÍCULOS COM MENOR ÍNDICE DE DEPRECIAÇÃO |
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CAMINHÃO PESADO |
DEPRECIAÇÃO |
1º Scania G 440 6×4 |
-24,6% |
2º Volvo FH 540 6×4 |
-25,5% |
3º Mercedes-Benz Axor 3131 6×4 |
26,4% |
CAMINHÃO SEMIPESADO |
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1º Mercedes-Benz Atego 2430 6×2 |
-18,9% |
2º Scania P 310 8×2 |
-19,8% |
3º Ford Cargo 1723 4×2 |
-20,7% |
CAMINHÃO MÉDIO |
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1º Mercedes-Benz Atego 1419 |
-23,6% |
2º Ford Cargo 1119 |
-23,9% |
3º Mercedes-Benz Atron 1319 |
-24,0% |
CAMINHÃO LEVE |
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1º Ford Cargo 816 |
-20,9% |
2º Volkswagen Delivery 10.160 |
-22,2% |
3º Mercedes-Benz Accelo 815 |
-22,4% |
CAMINHÃO SEMILEVE |
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1º Mercedes-Benz Sprinter 415 |
-13,9% |
2º Mercedes-Benz Sprinter 515 |
-15,2% |
3º Iveco Daily CC45S17 |
-18,0% |
CAMIONETA DE CARGA (chassi cabine) |
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1º Hyundai HR |
-12,9% |
2º Renault Master Chassi |
-13,2% |
3º Mercedes-Benz Sprinter Chassi |
-13,6% |
FURGÃO DE CARGA |
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1º Renault Master Furgão |
-12,3% |
2º Mercedes-Benz Sprinter Furgão |
-14,1% |
3º Fiat Ducato Cargo |
-15,5% |
FURGONETA DE CARGA |
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1º Fiat Fiorino |
-14,7% |
2º Fiat Doblò Cargo |
-18,7% |
3º Renault Kangoo Express |
-22,9% |