O projeto de desenvolvimento do Mercedes-Benz eActros, totalmente elétrico, com clientes já está na segunda fase. O eActros é baseado no chassi do Mercedes-Benz Actros. Além disso, no entanto, a arquitetura do eActros é totalmente voltada para acionamento elétrico e possui uma alta proporção de peças específicas. Dois motores elétricos próximos aos cubos das rodas do eixo traseiro fornecem tração com uma potência de 126 kW cada e um torque máximo de 485 Nm cada. Isso resulta em 11.000 Nm cada após a relação de transmissão, proporcionando um desempenho equivalente ao de um caminhão convencional. Baterias de íon-lítio com 240 kWh fornecem energia para o eActros. Dependendo da potência de carga disponível, as baterias podem ser totalmente carregadas em duas horas (a 150 kW).

Assista o vídeo do eActros em uma operação na rede de supermercados Edeka:

Leia mais: posicionamento da Mercedes-Benz para o Brasil.

Outras notícias:

DAF

A DAF Caminhões Brasil promoveu uma mudança em sua estrutura organizacional. Com isso, Jarno Broeze passa a ocupar o cargo de diretor de desenvolvimento de produto no lugar de Ricardo Coelho, que deixa a companhia. Em sua nova função, Broeze reporta-se diretamente ao presidente da empresa no Brasil, Lance Walters, e à matriz, na Holanda.

Frete

A FreteBras, maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul, apresenta um relatório inédito confirmando a retomada do setor de transporte de cargas, com crescimento de 31% no volume total de fretes, na comparação entre os meses de junho e maio. Analisando os principais setores individualmente, o aumento foi de 23% no setor de agronegócio, 32% em construção e 35% em industrializados no período. Quando analisado o acumulado de maio e junho, o volume de fretes cresceu 74%. Em abril, a pandemia do novo coronavírus afetou fortemente o mercado de logística e transportes, provocando queda de 43% nos fretes, em relação a março. “Quando comparamos os meses de abril e junho, temos um crescimento de 62% nos fretes do agronegócio, 92% em materiais de construção e 93% em produtos industrializados, uma importante retomada que fortalece a relevância do setor para a economia”, revela Bruno Hacad, diretor de Operações da FreteBras.

 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).