A Volvo do Brasil comunicou, até comemorativamente, o início da produção dos caminhões e ônibus Euro 6 na fábrica de Curitiba (PR), no último dia 8 de fevereiro. Todos os fabricantes, para atender do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar de Veículos Automotores), que teve a fase P8 iniciada em 1º de janeiro deste. O atendimento para todas as fabricantes, montadoras e importadoras é mandatório, e, apesar do custo maior, os benefícios são para todos. 

Família F (FH, FM e FMX)

O Volvo FH 2023 chega com mais desempenho, maior economia de combustível e menos emissões. Juntas, as inovações da nova geração Euro 6 resultaram num consumo de diesel até 8% menor. Com potências de 380 cv, 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv, o novo motor D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema de combustão mais eficiente.

Família VM

Com novo motor de 8 litro, agora o propulsor do VM é de fabricação própria da Volvo e traz potências maiores, de 290 cv e 360 cv. Outra inovação é o I-Shift de 7ª geração, também presente no FH. Com uma inteligência maior, a caixa de câmbio teve aprimoramentos que possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves, repercutindo em maior desempenho, melhor dirigibilidade e conforto para o motorista. Essas modernizações proporcionaram um consumo de combustível até 10% menor no Volvo VM, dependendo da aplicação.

Leia na edição 206 da revista impressa e digital da TRANSPORTE MUNDIAL, o comparativo do VM 360 6×2 com o Constellation 26.320 6×2, os principais concorrentes diretos. 

Novo topo de linha em ônibus rodoviário

Também já está em produção o mais potente e mais avançado chassi rodoviário pesado da marca no Brasil: o Volvo B510R. As inovações e novas tecnologias do veículo fazem com que o consumo de combustível da versão Euro 6 seja até 9% menor do que o da plataforma anterior, segundo a fabricante. O motor e a caixa de câmbio são os mesmos que equipam o caminhão Volvo FH.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).