Volvo investe em capacitação de mecânicos e clientes

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A Volvo Caminhões e Ônibus possui uma das maiores estruturas da indústria automobilística direcionada à capacitação de profissionais de pós-venda na América Latina.


Trata-se do CDC (Centro de Desenvolvimento de Competências) que além de treinar mecânicos e profissionais das áreas comerciais e de RH (relações humanas) da marca, também treina condutores. Uma das metodologias utilizadas, a Train the Trainer, que em tradução livre seria algo como Treinar o Instrutor, desenvolve profissionais da rede e torna-os multiplicadores, além de certificar que o aprendizado está dando o retorno esperado.

O CDC fica instalado num prédio de 2,6 mil m² anexo à fábrica da Volvo, em Curitiba, PR, e envolve aprendizado teórico e prático e, para isso, conta com uma estrutura com salas de aulas, simuladores para caminhão, ônibus e máquina agrícola e oficinas.

Aos profissionais da rede são ministrados cursos de mecânica envolvendo parte elétrica, chassi, trem de força, além de aulas teóricas que envolvem a gestão de competências. Isso porque a metodologia dá a possibilidade de monitorar os indicadores de performance e o turn over dos técnicos e avaliar a gestão das oficinas das concessionárias.

O foco, além da qualidade no atendimento, também é preparar os profissionais da rede para a entrega técnica do veículo, auxiliar o motorista a tirar proveito de todas as tecnologias que os caminhões atuais oferecem, além de focar na outra ponta que é quando o veículo encosta para manutenção em alguma oficina da rede, fazendo com que ele fique o menor tempo possível parado.

“Com profissionais atualizados e mais qualificados, os serviços são de maior qualidade e executados no prazo, o que aumenta a disponibilidade do veículo. Lugar de caminhão e ônibus é na estrada, transportando cargas e passageiros”, explica Karen Wasman, gerente do CDC de caminhões e ônibus.

PARA O CLIENTE
Com relação aos motoristas, que têm direito ao treinamento quando o cliente adquire um veículo da marca, o conhecimento envolve técnicas de condução, a fim de identificar pontos fracos, como tirar proveito das inovações tecnológicas dos veículos, sempre pensando no sucesso da operação do frotista. Dentro do programa os objetivos são oferecer conhecimento sobre o produto e sua aplicação na empresa, reduzir custos e aumentar a produtividade e sensibilizar os condutores com relação à segurança, saúde, valores etc.

O CDC é uma das maiores estruturas da indústria automobilística
“Por isso, para nós da Volvo, horas de treinamento não servem como indicadores, e sim o resultado final. Nossos indicadores são quando o caminhão fica menos tempo parado na oficina e quando o motorista responde aos anseios da operação da sua empresa. E sabendo disso, os autônomos que são nossos clientes, também nos procuram para participar desse programa, mesmo porque nesse caso, eles estão sozinhos e querem o melhor para o seu negócio”, explica Wasman.