Volvo vai testar FM elétrico com peso adicional no eixo

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A Volvo vai começar a fazer a logística das suas operações na fábrica de Curitiba (PR), com os caminhões FM elétricos. A intenção é utilizar os veículos com maior distribuição de carga nos eixos dianteiros.

Assim, a iniciativa faz parte do estudo conjunto com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) sobre distribuição de carga nos eixos de caminhões elétricos. Seja como for, com as operações que vão envolver 10 caminhões, a Volvo projeta a redução de 738 toneladas de emissões de CO2 por ano. Dessa forma, atendendo ao compromisso da marca de descarbonização nos transportes e nas suas próprias operações de manufatura.

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Volvo
Volvo vai operar com caminhões FM elétricos na sua logística

Realizada pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, a operação vai percorrer por rotas diversas no Paraná e Santa Catarina até a fábrica da Volvo em Curitiba. Os caminhões FM Electric que abastecem a produção da Volvo rodam até 380 quilômetros por dia. E farão diversas viagens entre os fornecedores e a fábrica. A recarga das baterias é feita nos intervalos e após a jornada diária.

Dentre os componentes transportados estão os quadros de chassi dos ônibus e caminhões. Ou seja, os caminhões Volvo FM Electric entregam os quadros de chassi diretamente na linha de produção diversas vezes ao dia, nos dois turnos de atividade da planta. Dessa forma, além de zero emissões, a Volvo projeta a redução substancial de ruído.

Avanços da Volvo na eletromobilidade

Em 2019, a Volvo foi a primeira entre as fabricantes tradicionais a oferecer caminhões elétricos na Europa. Dessa forma, daquele período até o moomento, a oferta se expandiu para diversos continentes.

Contudo, atualmente há 4.200 caminhões elétricos Volvo em operação em 48 países. Eles fazem parte do objetivo da marca de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030. E em 100% até 2040.

No Brasil, o  o FM Electric conta com até 50 toneladas de CMT, com potência de 490 kW (660 hp). Seu carregamento total pode ser feito de 1h30 até 8 horas, dependendo do tipo de carregador. Além disso, o modelo conta com suspensão a ar em todos os eixos, freios de regeneração, vários dispositivos de segurança, muito conforto e reduzidíssimo nível de ruído.