O caminhão-conceito VW Meteor Optimus foi o destaque da Volkswagen Caminhões e Ônibus na abertura da Fenatran 2022. Segundo Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora, o modelo é 8% mais econômico, mais seguro e já poderá ser vendido caso algum cliente já faça encomenda. Assim como todos os motores que atendem a legislação Proconve P8, o Optimus pode ser abastecido com o diesel verde HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado).

“Esta Fenatran é histórica para nós, pois simboliza uma nova era, com o maior desenvolvimento em engenharia dos nossos mais de 40 anos. São 30 novos modelos focados em eficiência, conforto, tecnologia e segurança, que já estarão disponíveis a nossos clientes a partir de janeiro de 2023. E vamos além, de olho no futuro: fechamos nossa primeira venda de veículos autônomos e apresentamos em primeira mão o caminhão conceito VW Meteor Optimus com um pacote de soluções tecnológicas, antecipando tendências”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

A VWCO vendeu as primeiras 20 unidades do VW Constellation 31.280 8×4 com automação na direção para o Grupo Vamos, maior cliente da marca no segmento de locação, e terão como destino final aplicações no agronegócio.

Meteor Optimus

O caminhão-conceito conta com as câmeras digitais no lugar dos retrovisores convencionais, como já ocorre no Mercedes-Benz Actros. Além da melhora na visibilidade lateral e de profundidade atrás, principalmente em situações de baixa visibilidade, como chuva e à noite, as câmeras reduzem a resistência aerodinâmica. Para o motorista, o banco conta com massageador.

Qualquer caminhão com motor diesel abastecido com HVO pode alcançar uma redução de até 90% nas emissões de CO2, quando comparado ao diesel tradicional do mercado. O diesel verde ainda não está disponível nos postos, mas já há empresas se preparando para fazer a oferta assim que houver a demanda, ou seja, os caminhões Euro 6 estiverem circulando em nossas ruas e estradas. 

 

Análise: VWCO apresenta Constellation autônomo com mais tecnologia do que Volvo, Mercedes-Benz e Scania

Linha 2023 de caminhões Volkswagen propõe redução de custo da operação

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).