Campo de provas Iveco

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pista iveco mgEm uma área de 300 mil m², a Iveco instalou o seu campo de provas preparado para testar toda a gama de produtos da marca, de caminhões semileves a pesados, ônibus e o veículo de defesa Guarani. O campo levou quatro anos para ficar pronto, do projeto à execução, e teve investimentos de R$ 24 milhões – valor que integra o montante de R$ 650 milhões anunciados neste ano pela Iveco para o biênio 2015/2016 e que visa incrementar a competitividade. 

O campo de provas tem tamanho equivalente a 36 estádios de futebol do tamanho do Mineirão,  o maior de Minas Gerais, localizado na capital mineira. O investimento foi feito para que a nova área seja capaz de realizar 3 mil testes anuais.
Segundo Darwin Viegas, diretor de desenvolvimento de produto da Iveco Latin America, os benefícios do campo de provas próprio está na redução do tempo de validação dos produtos e, sobretudo, de custos, já que antes a montadora alugava estruturas de terceiros para realizar os testes com os seus veículos. “Isso se traduz em redução do tempo de desenvolvimento e nos torna uma marca mais competitiva”, ressalta.

 A estrutura

O local é composto por três pistas. A primeira possui 1.650 m de extensão para testes em maior velocidade. O objetivo é simular o uso em condições reais, performance do veículo e funcionalidade e durabilidade dos componentes e da estrutura do veículo. A segunda pista faz a medição de ruídos, por isso o asfalto possui gramaturas que ajudam a ter a noção do nível de ruído por meio de microfones instalados ao longo da via. Assim é possível simular as condições acústicas: “Para se ter uma ideia, conseguimos simular o que as pessoas na rua escutam, paradas em pontos de ônibus,  por exemplo.”

A terceira pista também avalia a durabilidade de itens como direção, freios e suspensão, além de outros equipamentos ligados à segurança. E, paralelamente a ela, foi erguida no mesmo espaço uma pista específica para o Guarani. Nesse caso, o blindado da Iveco conta com testes específicos solicitados pelas Forças Armadas, como obstáculos verticais de 0,4 m e 0,5 m, fosso com água para prova de navegabilidade, área plana para ensaios dinâmicos, pista de inclinação lateral de 20%, rampas com inclinações de 12%, 20%, 24% e 60% e fosso seco de 1,2 m de profundidade. Os obstáculos ajudam a comprovar a capacidade de partida em rampa, potência em trechos íngremes, durabilidade de freio de estacionamento e da embreagem.

De acordo com Viegas, esse circuito “full liner” se equipara às demais estruturas do mesmo gênero que a marca mantém na Alemanha e na Itália. “Ao longo do tempo, nosso plano é somar novas formas de testar os veículos nesse mesmo espaço. O campo de provas reflete a filosofia da Iveco de jamais parar de investir e evoluir em nome da excelência dos nossos produtos”, explica o diretor.

Ganhos da Iveco com o campo de provas

A Iveco é uma das marcas que mais têm produtos para cobrir os tantos segmentos do mercado. Conta com uma gama de veículos composta por furgões, vans, semileves e caminhões médios, passando por semipesados, pesados rodoviários e fora de estrada. Recentemente, a marca também entrou para o segmento de caminhões militares, com a chegada do Guarani. Razões suficientes para a marca ter seu próprio campo de provas. Veja outros motivos:

• Redução expressiva dos tempos de validação
• Diminuição dos custos de validação
• Incremento da qualidade dos testes
• Aumento da capacidade de realização
• Reforço da confiabilidade dos resultados 
  dos testes

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