ITS4Mobility: solução Volvo para mobilidade

265

Diante das oportunidades que o transporte urbano no Brasil oferece, as suecas Volvo e Ericsson se uniram para desenvolver uma ferramenta de gerenciamento e monitoramento que, à primeira vista, pode revolucionar o modo como empresas e prefeituras lidam com a frota, a operação e a interação com os usuários.  
rmtc volvo

Já em operação no mercado europeu, no Canadá e na África do Sul, a tecnologia, customizada pela Ericsson para o mercado latino-americano, começou a ser implantada no Brasil em 2009, em Goiânia, capital de Goiás. Totalmente modular (pode ser adaptado de acordo com a necessidade do operador), o ITS4Mobility é um sistema tecnológico que agrega todas as informações relativas à operação, como localização da frota, a melhor rota, incidentes na pista, interação com o usuário e acionamento remoto de funções, tudo em tempo real, via GPS e GSM (telefonia móvel).

Por exemplo, se o sistema detecta alguma anormalidade, como um ônibus parado por mais tempo do que deveria, o operador pode então acionar a câmera que se encontra na cabine do motorista e acompanhar em tempo real o que acontece no interior do veículo e acionar a polícia em caso de necessidade. No caso de Goiânia, todos os módulos do sistema foram adquiridos pela RMTC (Rede Metropolitana de Transportes Coletivos), concessionária que venceu a licitação para operar parte das linhas de ônibus e terminais da cidade. 

Do início conturbado, marcado por ajustes pontuais no software, até o sistema se tornar integrado e funcional, foram sete anos. Segundo Leomar Avelino, vice-presidente da SET (Consórcio formado por cinco empresas), hoje a ferramenta está totalmente integrada ao CCO (Centro de Controle Operacional) da cidade, tudo conferido in loco pela equipe da Transporte Mundial. O coração do sistema está localizado no Centro de Operações, de onde toda a frota (que corresponde ao consórcio) é monitorada e as informações enviadas à base, ou aos usuários (via aplicativo).
 
Leomar credita ao sistema a eficiência alcançada pela frota, que tem cumprido 99% das viagens previstas com 76% de pontualidade ponto a ponto. Mais que uma simples ferramenta para gerir a frota, o sistema proporciona autonomia aos operadores. Além disso, com os subsídios colhidos, o operador adquire maior consciência operacional, o que o auxilia a tomar as medidas necessárias para cada situação. 

O sistema pode, por exemplo, identificar as linhas que mais geram demanda e, se necessário, reforçar o número de veículos naquele trecho. O usuário também foi pensado no conjunto. Através de um aplicativo desenvolvido pelo consórcio, mas totalmente integrado ao sistema, o passageiro fica ciente das composições que deve pegar para chegar ao seu destino, acompanhando também o horário e o intervalo dos próximos ônibus. 
rmtc volvo

Apostando alto no sucesso do sistema, na cidade de Goiânia, como uma ferramenta que integra veículos, tecnologia e usuários, Volvo e Ericsson agora partem em busca de novos mercados, visando, além do brasileiro, toda a América Latina. De acordo com Luís Pimenta, presidente da Volvo Buses Latin America, algumas empresas já vêm demonstrando interesse no sistema, que tem potencial para tornar a organização e o monitoramento do transporte urbano brasileiro muito mais eficientes, automatizados e tecnológicos.