Nova lei do desmanche entra em vigor

58

JR Diesel

JR Diesel

Uma nova lei do desmanche entrou em vigor no Estado de São Paulo. Aprovada em janeiro deste ano, a lei passou a vigorar em todo o estado desde 1º de junho.

Pela lei 12.521/07, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) fica responsável pela fiscalização, e será responsável por credenciar os estabelecimentos que fazem o desmonte de veículos ou a comercialização de peças usadas ou recondicionadas. Também ficará a cargo do órgão a autorização para o desmonte do carro, após a apresentação dos documentos e detalhando o motivo da baixa do veículo.

A lei também poderá contribuir com a redução do roubo de veículos, já que aumenta a fiscalização de peças desde a sua origem, além de beneficiar as empresas do setor, entre elas está a JR Diesel, com mais de 12 mil caminhões desmontados desde a sua fundação. A perspectiva do setor é de otimismo com a entrada da lei em vigor.

Além de regular o setor, as cidades poderão tirar de circulação milhares de veículos, já que a nova lei visa aumentar o controle sobre as carcaças que muitas vezes se acumulam em volta das delegacias, motivo esse de grande reclamação por parte dos moradores próximos. O número de carros apenas nos pátios do Detran, pode chegar a 1,5 milhões. Já os veículos parados sem condições de rodagem são de quase 16 milhões.

Há também o benefício ambiental, já que, de um caminhão, 85% das peças são reutilizadas, 10% vão para reciclagem (resíduos como óleo, bateria e pneus) e apenas 5% são descartadas.