Novo Partner: mais equipado para enfrentar o Fiorino

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O  comprador de furgão compacto quase não encontra opções no mercado brasileiro e a baixa concorrência nesse segmento não é boa para o consumidor. São apenas três marcas que atuam no segmento, com oferta de quatro modelos: Fiat Fiorino, Fiat Doblò Cargo, Renault Kangoo e, agora, a Peugeot, que lança o novo furgão Partner, uma alternativa bastante interessante para não ficar no arroz com feijão. 
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O grande desafio é concorrer com o Fiat Fiorino, líder absoluto do mercado com 74,25% das vendas por ter a maior rede de concessionárias entre essas marcas. Nos sete primeiros meses deste ano, o total de furgões compactos vendidos pelas três marchas soma 6 594 unidades, sendo 4 896 do Fiat Fiorino, 964 do Renault Kangoo, 595 do Fiat Doblò, e 112 do Peugeot Partner.

OPÇÕES E PREÇOS
Com pontos a favor, a Peugeot aposta agora em um furgão mais equipado, maior, mais confortável e um motor mais potente do que os seus concorrentes.

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Por exemplo, o francês do símbolo do leão traz ar-condicionado e direção hidráulica de série, equipamentos que são opcionais nos demais modelos exigindo um pagamento extra de R$ 10 245 no Fiat Dobló, R$ 5 200 no Renault Kangoo e Fiat Fiorino em R$ 6 863, elevando os seus preços, respectivamente, para R$ 65 815, R$ 58 630 e R$ 59 243. O Doblò conta com a opção 1.8 Flex e, neste caso, o seu preço parte de R$ 61 980 já com direção hidráulica de série e, se quiser o ar-condicionado, acrescente mais R$ 7 132, totalizando R$ 69 112. O Peugeot Partner custa R$ 56.190 com todos os equipamentos incluídos, tornando-se imbatível em preço, desempenho e conforto.

1.4 VS. 1.6 16V VS. 1.8
Na comparação com motorização, o Peugeot também leva vantagem. O seu motor é um flex 1.6 16V com 113 cv de potência e 15,5 mkgf a 4.000 rpm quando abastecido com etanol. O Renault Kangoo conta com um propulsor também 1.6, mas de 95 cv (gasolina) e 98,3 (etanol), com torque de 15,1 mkgf (gasolina) e 15,3 mkgf (etanol). O Fiat Fiorino conta com o motor Evo 1.4 com 85 cv (gasolina) e 88 cv (etanol), torque de 12,4 mkgf (gasolina) e 12,5 mkgf (etanol).

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No caso do Doblò, há opção Cargo 1.4 Flex e 1.8 Flex. O primeiro tem potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol), com torque de 12,4 mkgf (gasolina) e 12,5 mkgf (etanol). No caso do 1.8, a potência é de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol), com torque de 18,4 mkgf (gasolina) e 18,9 (etanol).

CAPACIDADE DE CARGA 
Em termos de capacidade de cargas, o Partner pode levar até 800 kg ou 3.000 litros. O Fiat Fiorino leva 650 kg ou 3.100 litros. O Renault Kangoo tem a mesma capacidade de carga em peso do Partner, 800 kg, mas em volume, leva um pouco menos: 2.800 litros.

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Já o Fiat Doblò Cargo carrega 620 kg ou 3.200 litros de volume. Agora, a Renault precisa atualizar o seu site, pois lá diz que o Kangoo tem a maior capacidade de carga do mercado. Vemos que isso não é mais verdade, pois o Partner tem a mesma capacidade.

Outra característica do Peugeot Partner interessante e que facilita o dia a dia é a porta lateral corrediça de série. E a porta traseira pode ser aberta em 90º e 180º e, por segurança, conta com dispositivo de bloqueio. Segundo a Peugeot, com essas características, é possível colocar um palete direto da empilhadeira.

No Renault Kangoo também existe essa opção, mas ela custa mais R$ 1.000. O Fiat Fiorino não disponibiliza a porta lateral e o Doblò Cargo oferece opcionalmente ao preço de R$ 2.295 (lado do passageiro) e R$ 2.387 (lado do motorista). E, se no caso a opção for pela porta lateral do lado do motorista, obrigatoriamente, terá que comprar a porta lateral do lado do passageiro, totalizando R$ 4.682.

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EQUIPAMENTOS
Agora, para quem gosta de um carro bem equipado, a Fiat oferece a maior lista de opcionais, mas o preço final chega aos R$ 63 289, no caso do Fiat Fiorino, e R$ 80 887, no caso do Fiat Doblò Cargo 1.8 Flex.

Em termos de segurança, todos esses modelos contam com freios ABS (antitravamento das rodas) e airbags frontais, isso graças à legislação brasileira que tornou esses equipamentos obrigatórios. Regulagem de altura dos faróis, item importante para qualquer carro, mas ainda mais para um veículo de carga, só está presente nos franceses Peugeot e Renault. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).