Petronas lança oléo contra o aquecimento do motor

320

Carros de frotistas geralmente ficam muito tempo no trânsito, o que acaba gerando um aquecimento excessivo do motor, o que reduz o seu desempenho ao longo do tempo. Foi pensando nesse problema que a Petronas é a primeira fabricante no mundo a lançar um óleo lubrificante com a finalidade de amenizar esse problema.
petronas

Indicado para qualquer modelo de veículo movido com motor de ciclo Otto (gasolina e/ou etanol),  o novo Syntium passa a contar com a tecnologia CoolTech. Trata-se de moléculas mais resistentes que absorvem e reduzem o aquecimento excessivo com o aumento da capacidade de dissipação de altas temperaturas.

Segundo o diretor técnico da Petronas, Marcelo Capanema, o desenvolvimento da tecnologia começou a partir da solicitação da equipe de Fórmula 1 Mercedes-Benz em função da mudança do regulamento da competição que passaram a ser menores, porém, gerando o mesmo nível de energia, portanto, também mais calor. Após o sucesso do lubrificante na competição e, vale lembrar o excelente desempenho do piloto Lewis Hamilton, campeão da temporada 2015, assim como a equipe Mercedes-Benz/Petronas, a empresa passa a disponibilizar o óleo sintético para o mercado como um todo. O preço desse lubrificante será em torno de 5% mais caro do que um óleo sintético convencional.
petronas
Com relação aos motores a diesel, Capanema disse que está sendo desenvolvida uma outra tecnologia diferente da CoolTech.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).