Scania aprimora seus caminhões; cabine S é novidade

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Um megaevento que reuniu aproximadamente 1.500 pessoas em Paris, além de transmissão ao vivo via site e página da Scania no Facebook, marcou o lançamento da nova geração de caminhões da marca do grifo.

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Os novos modelos são fruto de dez anos de desenvolvimento e investimento de cerca de € 2 bilhões. Com a nova geração a Scania amplia seu portfólio e pode, graças ao seu sistema modular, fornecer mais opções de produtos, conectividade e um leque completo de serviços.

“Sem dúvida, esse é o maior investimentos na história de 125 anos da Scania”, diz Henrik Henriksson, presidente e CEO da marca. O CEO ainda explica que não se trata apenas de uma nova geração de caminhões, mas também de um portfólio de soluções sustentáveis na forma de produtos e serviços.

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Para tanto, a marca reformulou sua linha de motores, que permanecem com 13 litros, mas agora passam a utilizar unicamente o sistema SCR de pós-tratamento dos gases de escape, para cumprir a norma Euro 6 vigente na Europa.
Entre as alterações introduzidas nos propulsores estão renovação da câmara de combustão e novos injetores que permitem uma economia de 0,2% a 0,5% de combustível.

Os motores de 13 litros da nova geração de veículos possuem potências de 370 cv, 410 cv, 450 cv e 500 cv.  Para os motores de 16 litros V8, a marca manteve os sistemas EGR e SCR para atender à Euro 6, oferecendo as seguintes potências: 520 cv, 580 cv e 730 cv.

Segundo a fabricante, essa nova geração, na configuração rodoviária, em comparação com a gama Scania Streamline, apresenta redução em torno de 5%. Além dos novos motores diesel, a marca vai apresentar gradualmente motores para combustíveis alternativos como biodiesel, gás natural, biogás, ED95 e HVOI que já existem no portfólio, porém, receberão algumas inovações. No pacote de inovações a transmissão Opticruise também foi reformulada, deixando as trocas de marchas mais rápidas.

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Scania S 730 4×2 tractor with tanker trailer
Malaga, Spain
Photo: Gustav Lindh 2016

UM NOVO HABITÁCULO
A cabine Scania foi redesenhada e desenvolvida pelos designers da marca do grifo em parceria com a equipe de desenhistas da Porsche, grife fabricante de carros de luxo pertencente ao grupo. A nova gama de cabines não tem nenhuma peça em comum da cabine atual, mas levou os mesmos preceitos como priorizar o conforto a bordo para o condutor, com material de qualidade, com o design externo e a aerodinâmica, priorizando a redução de consumo de combustível. Serão 24 variações de cabine entre cavalos-mecânicos, caminhões rígidos, teto alto, teto baixo, cabine simples e leito.

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Para a estrutura do habitáculo foi utilizado aço de alta resistência. Todas as superfícies, tanto frontais como laterais e cantos inferiores, para-brisas, espelhos retrovisores e até o desenho dos faróis também privilegiaram a aerodinâmica. Destaque para a parte frontal em que as grades estão mais largas e as aletas laterais saíram, dando lugar a uma curvatura mais suave. O conjunto óptico também mudou e o caminhão ganhou uma nova luz de posição. Os defletores de ar e as saias laterais foram integrados ao desenho. Em comparação com os modelos atuais, o novo desenho rendeu uma redução em torno de 2% de combustível.

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ESPAÇO CABINE S
Independentemente da cabine que os clientes escolherem, na versão S contarão com um interior mais generoso em termos de espaço e isso se deve ao comprimento da cabine ter aumentado 5 cm e a altura do teto também ter sido aumentada. O teto está 10 cm mais alto em relação ao atual. E a cabine S ganhou piso totalmente plano.

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Em todas as versões, R ou S, a posição do condutor foi deslocada 65 mm para o para-brisas e 20 mm laterais. A razão disso foi melhorar a posição do condutor no que se refere à segurança. O habitáculo ainda oferece boa visibilidade, graças à maior área envidraçada. Os espelhos retrovisores ganharam função grande angular e são ajustados eletronicamente, além de calafetados.

As novas cabines receberam novos airbags de cortina que se ativam em caso de capotamento, e airbag no volante, além de pré-tensores do cinto de segurança. A posição do eixo dianteiro foi deslocada 50 mm para a frente, criando um balanço mais curto e reduzindo o grau de ajoelhamento em caso de travamento.

NO BRASIL
A Scania no Brasil não revelou a data para introduzir a nova linha no mercado interno, porém, sabe-se que isso poderá acontecer logo, uma vez que a marca, assim como a Volvo, atualiza seus produtos no mercado brasileiro em pouco tempo após o lançamento na Europa. Inclusive vale lembrar que o Brasil é o maior mercado da Scania no mundo.

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“A nova geração de caminhões é um fato histórico para Scania e, como um dos principais mercados da marca, o Brasil está contemplado no plano de lançamento, que será colocado em prática de forma gradativa fora da Europa. Não temos data definida. Por enquanto, nosso foco é preparar todo o processo, desde a fabricação à rede de concessionárias para receber as novidades, e isso leva algum tempo.

É importante reforçar que o compromisso da Scania com o transportador brasileiro permanece o de oferecer os melhores resultados por meio de soluções sustentáveis com os veículos e serviços disponíveis no Brasil, aliás, reconhecidos pelo mercado pela robustez, excelente ergonomia e menor custo operacional”, diz Eronildo de Barros Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Brasil.