Com a terceira geração da transmissão TraXon na Europa, programada para 2019, como já divulgamos por aqui, a ZF está apresentando uma solução digital com intuito de auxiliar na manutenção preditiva.

A partir de 2019, o sistema de transmissão modular TraXon será equipado com essa função opcional de manutenção preditiva.

Com esse recurso, os frotistas poderão monitorar em nuvem o estado de componentes críticos, como o óleo da transmissão e os discos da embreagem, o que possibilitará fazer o planejamento preditivo da manutenção, diminuir os tempos de parada do caminhão e evitar que o veículo pare.     

Instalados de fábrica nos veículos, a ZF recorre aos módulos que enviam informações sobre o estado da transmissão para a nuvem da montadora. A plataforma de dados da montadora fica em contato permanente com a nuvem da ZF, que, com base nos dados recebidos, elabora relatórios detalhados sobre condição dos componentes da caixa. A vantagem é que além da montadora, o transportador também poderá ter acesso às condições da transmissão e fazer planejamento preditivo das manutenções.

“Com a nossa nova função de manutenção preditiva, estamos ampliando a integração da transmissão TraXon. Montadoras e frotistas adquirem um verdadeiro valor agregado, já que com os relatórios de diagnóstico poderão contar com todo o nosso know-how em matéria de transmissões e nossa competência em digitalização. Dessa forma, a ZF atende à sua meta de fornecer sistemas mecânicos inteligentes completos”, afirma Winfried Gründler, head da unidade de transmissões para caminhões e vans da divisão de tecnologia para veículos comerciais.

A grande vantagem desse serviço é a avaliação constante dos dados e a consequente possibilidade de trocar ou reparar itens como discos de embreagem e óleo da transmissão em tempo, podendo evitar panes, logo, elevado custos.

TraXon

Considerada uma transmissão moderna, a ZF TraXon chega à terceira geração, com início da produção dessa versão híbrida para 2019. Existe a possibilidade de ela vir para o Brasil em breve, mas a ZF não confirma se este serviço de manutenção em nuvem chegará também.

Vale ressaltar, ainda, que a TraXon, nas primeiras versões, já está disponível no Brasil desde 2016.

Confira o funcionamento da TraXon e nossas impressões a bordo de um caminhão já equipado com essa terceira geração.

A ZF vai apresentar muitas outras novidades em tecnologia de conectividade na próxima IAA, e a revista TRANSPORTE MUNDIAL, na edição 175, adianta as principais uma ampla reportagem. A edição digital 175 já está disponível na Banca Virtual do UOL, e a impressa, nos próximos dias nas principais bancas de jornais e revistas do pais. 

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Andrea Ramos
Jornalista especializada em veículos comerciais, apaixonada por caminhões e punk rock, e mãe do B e do Ben.