A Ford Caminhões escolheu a transmissão automatizada ZF TraXon para equipar os seus caminhões vocacionais (6×4) Cargo 2631, Cargo 3131 e Cargo 3133, e a caixa ZF EcoTronic para o médio Cargo 1419 e os semipesados Cargo 1519 e Cargo 1719. Os demais modelos semipesados são equipados com a transmissão Eaton e os pesados outro modelo de caixa ZF.

ZF TraXon

A caixa TraXon vem sendo adotada por diversos fabricantes europeus e, no Brasil, a Ford é primeira. Ela foi um dos destaques da ZF no Salão de Hannover, em 2016 e 2018, é a mais moderna da empresa no mundo.  

Segundo o diretor de vendas da ZF, Silvio Furtado, a transmissão TraXon, inicialmente, está sendo importada da Alemanha, mas será montada em Sorocaba (SP) a partir de 2020. Já a EcoTronic já 100% montada no Brasil.

Todos os modelos Ford Cargo citados nesta reportagem continuarão tendo opção de caixa manual Eaton.

Especificações técnicas da TraXon e EcoTronic

A TraXon conta com de 12 marchas (+ 3 à ré) e conta com torque de 3.400 Nm (346,7 mkgf) na versão overdrive. A embreagem é ZF 430 (mm) Push Type. As relações de marchas são:

1ª marcha – 16,69:1
2ª marcha – 12,92:1
3ª marcha – 9,93:1
4ª marcha – 7,67:1
5ª marcha – 5,9:1
6ª marcha – 4,57:1
7ª marcha – 3,66:1
8ª marcha – 2,83:1
9ª marcha – 2,17:1
10ª marcha – 1,68:1
11ª marcha – 1,29:1
12ª marcha – 1,00:1
Ré 1 – 15,54:1
Ré 2 – 12,03:1
Ré 3 – 3,40:1

ZF EcoTronic

A EcoTronic (9AS1110TD) conta com 9 marchas (+ 1 à ré) e embreagem 362 (mm) Push Type. Relações de marchas são:

1ª marcha – 12,73:1

2ª marcha – 8,83:1

3ª marcha – 6,28:1

4ª marcha – 4,64:1

5ª marcha – 3,48:1

6ª marcha – 2,54:1

7ª marcha – 1,81:1

8ª marcha – 1,34:1

9ª marcha – 1,00:1

Ré – 12,04:1

Leia mais sobre as caixas ZF

Vídeo com impressões da TraXon

Diferentes tipos de acoplamento da TraXon

TRANSPORTE MUNDIAL VERSÃO DIGITAL

Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais UOL (nuvem do jornaleiro) e GoRead? É possível também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).