Após desenvolver vários caminhões exclusivos com temas como “Tubarão Cider”, “Discovery” e o “O Zorro”, Juha Ristimaa, empresário de transporte da Finlândia, exibe seu Scania R500 chamado “A Lenda”.
Ristimaa trafega com seu supercaminhão pelas estradas do mais extremo norte do globo, levando consigo apenas a determinação. Para obter toda infraestrutura que necessita na boleia, ele ainda fez questão de escolher um modelo de caminhão que dispõe de inúmeros acessórios de conforto e de segurança. Envolvido por uma “capa” multicolorida, o Scania pode levar até 60 t de carga, isso graças ao romeu e julieta acoplado que compõe um conjunto de 25,25 m de comprimento.
Ristimaa é conhecido no circuito do transporte justamente por seus caminhões customizados. A cada dois anos, em média, a frota ganha um veículo personalizado. O que ajuda nos negócios.
Uma característica positiva em relação aos caminhões de Juha Ristimaa é que ele mantém a originalidade do trem-de-forçado. Tanto é que a maior característica do R500, de motor V8, é o alto desempenho, para as cargas mais pesadas e o seu dinamismo nas rotas mais distantes.
Na parte estática, o grafismo já começa a intrigar pelo implemento que tem um verde metálico que brilha a milhares de quilômetros, e o branco pérola para contrastar. Nos detalhes foscos o que se nota são os ornamentos que dão luz e captam o olhar de cada um dos artistas ali ilustrados. O verde intenso está priorizando em toda superfície do veículo.
Contudo, nem só a cor é o que dá vida a este cavalo-mecânico. Um detalhe que chama a atenção são os tubos cromados do escapamento que são equipados nos dois lados da carenagem do veículo. Na parte interna, eles foram pintados num vermelho intenso, para chamar ainda mais a atenção.
Em cartaz
Elegância também pode ser um predicado para este caminhão. As ilustrações que foram realizadas pelo finlandês e artista do spray, Simo Riikonen, foram inspiradas nas estrelas da música e do cinema. Os homenageados são da época em que televisão em cores era um objeto bem distante da realidade.
O desenho foi idealizado levando-se em conta até em que espaço do romeu e julieta cada artista ocuparia. Do lado esquerdo Riikonen reservou para as lendas da indústria do cinema, já do direito o espaço foi destinado aos ídolos da música.
Em relação aos acessórios, o R500 não deixa nada a desejar, a começar pela diversidade de elementos cromados instalados na grade. Praticamente todas as novidades foram produzidas e elaboradas por Simo Riikonen, como a grade de resfriamento, composta por uma placa de aço fino gravada.
O design das lanternas, sem dúvida, garante uma característica própria ao caminhão; o mesmo procede com o para-sol e o para-choque, que conquistam seu espaço na composição dianteira do Scania.
A lateral sobre a porta esquerda está sinalizado com a palavra “saída” e sobre os dois grandes eixos estão desenhados, de um lado Elvis Presley e, do outro, Marilyn Monroe. Duas guitarras adornam os cantos do lado de dentro da cabine.
Segundo Juha as duas guitarras o inspiraram a instalar também um sistema moderno de som, com amplificadores.
O ambiente respira o universo do showbiz e conduz o motorista a uma viagem pelo universo da cultura pop.
Faturar, ele já deve com o transporte e, sem dúvida, também é um dos caminhoneiros mais conhecidos do seu país, praticamente fazendo parte da cultura local.