Concept Truck 30%: selo de eficiência da Volvo

329

O maior desafio das fabricantes de caminhão continua a ser a questão do consumo de combustível, que impacta diretamente no custo dos transportadores. Para avançar no tema, a Volvo se uniu à Agência de Energia da Suécia, e desenvolveu o protótipo de um caminhão que promete economia de até 30% no consumo, o Concept Truck.


O projeto teve duração de cinco anos e teve o objetivo de desenvolver um veículo energeticamente mais eficiente. Para alcançar a redução de consumo almejada,  a fabricante investiu principalmente na otimização do design, com linhas até 40% mais aerodinâmicas e, consequentemente, com menos resistência ao ar. Além do cavalo mecânico, a Volvo também promoveu alterações no design do reboque e semirreboque, com o intuito de promover melhorias no conjunto inteiro.

Para otimizar ainda mais o protótipo, a marca acrescentou câmaras em vez dos habituais espelhos retrovisores, que consome menos energia para o deslocamento do caminhão. Pneus de baixa resistência ao solo foram adicionais, além de semirreboque que pesa duas toneladas a menos do que os similares no mercado — na prática, há a diminuição do consumo de combustível e o aumento da capacidade de carga.


Por ser um protótipo, o Concept Truck 30% não será comercializado. Mas as melhorias obtidas nas pesquisas poderão equipar os caminhões Volvo no futuro.