O transporte não parou por causa da Covid-19 e vai ser um dos primeiros setores a vivenciar o “novo normal” após a pandemia. Tanto para se proteger como para ser mais eficiente, frotistas de grande e pequeno porte, e até mesmo autônomos estão utilizando mais frequentemente ferramentas digitais e novas tecnologias no dia a dia de trabalho.

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Entre março e abril, quando os governos decretaram uma tropicalizada e desencontrada quarentena, os caminhoneiros foram prejudicados uma vez que restaurantes e bares de postos e estradas foram obrigados a fecharem as portas logo no início da quarentena. Virou uma bagunça por mera falta de planejamento. Pegos de surpresa, os motoristas profissionais foram socorridos por iniciativas espontâneas e solidárias de famílias e pequenas empresas que iam às estradas oferecer marmitas a estes profissionais que não encontravam locais para fazer as refeições.

Empresas de tecnologia ligadas ao setor também se movimentaram rapidamente e ofereceram aos motoristas informações assertivas, pelo celular, de onde encontrar serviços e restaurantes funcionando.

Uma parceria entre a SOS Truck e a Raster deram uma resposta rápida. Tanto pelo app como pelo site da Raster foi possível localizar postos em todo o País e saber onde as refeições e outros serviços eram oferecidos. 

Para Eduardo Oliveira de Souza, diretor da Raster, “a tecnologia e a inovação precisa ter um aspecto social de melhora nos processos e enfrentamento a novos paradigmas que venham a surgir. Para nós é reconfortante sabermos que ajudamos milhares de motoristas em todo país ao atualizarmos constantemente as informações e termos uma linha direta de apoio a estes verdadeiros heróis das estradas”.

A Raster também desenvolveu um site e um app que disponibiliza gratuitamente informações de diversos serviços disponíveis aos caminhoneiros pelas estradas de todo o Brasil e, também da Argentina. “Nos valemos de nossos conhecimentos e de nossa tecnologia para ajudar os motoristas em qualquer dificuldade para encontrar serviços pelas estradas”.

Por necessidade e segurança, frotistas e motoristas estão utilizando cada vez mais recursos tecnológicos em suas operações. E, o que é melhor, se mostram mais satisfeitos com essas ferramentas digitais.

“Certamente a pandemia acelerou muito a digitalização das operações logísticas. Diminuímos a emissão de papéis e incrementamos os processos digitais até mesmo para evitar o contágio. Mas notamos, pelo expressivo ganho de eficiência, que é um caminho que não tem mais volta”, comenta Mira Júnior, diretor da Mira Transportes.

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Projeto da concessionária digital era para 2023 e foi antecipado

Seguindo pelo mesmo caminho, em meio à pandemia, em menos de 40 dias a Mercedes-Benz criou um showroom digital com o propósito de realizar vendas de caminhões, vans e ônibus novos à distância. “O cliente faz o cadastro no site Staronline, escolhe o produto de interesse e é atendido por um profissional da revenda que atende sua região”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil.

O show room virtual da Mercedes-Benz, embora tenha sido criado para dar uma resposta rápida à forçada ausência de clientes nas revendas da marca, já é uma clara demonstração de como vai ser esse “novo normal” no segmento de transporte.  “As vendas on line já funcionam bem com veículos usados e acreditamos que, com os novos, seguirá o mesmo caminho de sucesso”.