primeira cidade da América Latina a estrear com ônibus elétrico-híbrido é Curitiba. O modelo, produzido pela Volvo, sediada na cidade sulista, começa a circular no transporte de passageiros no dia 18 de julho. Com a novidade a Volvo dá um avanço no projeto de eletromobilidade para o desenvolvimento de sistemas de transporte sustentável.
O ônibus elétrico híbrido vai circular no transporte de passageiros na linha Juvevê Água Verde, por um período de seis meses. Com tecnologia plug-in, o elétrico híbrido permite a recarga de bateria em pontos de embarque e desembarque de passageiros.
O projeto é resultado de uma parceria global da Volvo com a Siemens, que desenvolveu as estações de carregamento rápido da bateria do motor elétrico, que propicia aos veículos maior tempo de operação em modo elétrico, reduzindo o uso de combustíveis fósseis. O sistema reduz em até 75% o consumo de diesel e a emissão de poluentes. Além disso, o consumo total de energia do modelo é 60% menor em relação aos ônibus movidos a diesel, o que representa um enorme ganho ambiental para a cidade. “Este veículo é mais um passo que damos para a consolidação do projeto de eletromobilidade da Volvo na América Latina”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O veículo pode operar em modo 100% elétrico em áreas definidas (período em que não emite poluentes e é totalmente silencioso), e em modo híbrido em qualquer parte do percurso.
SOBRE O ÔNIBUS
O veículo vai circular na linha Juvevê Agua Verde, que tem 22,4 quilômetros e transporta cerca de 2,2 mil passageiros por dia. A estação para recarga da bateria foi instalada em um ponto de ônibus em uma pracinha da rua Menezes Dória, no bairro Hugo Langue, próximo à Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias.
A recarga da bateria do motor elétrico é feita durante o tempo embarque e desembarque de passageiros e leva, no máximo, 6 minutos para receber uma carga total. A estação carregamento de alta potência foi desenvolvida e instalada pela Siemens.
O elétrico híbrido é a segunda geração de ônibus de baixa emissão de poluentes desenvolvidos pela Volvo. A primeira geração é a dos híbridos, já produzidos em escala no Brasil; e a terceira é a do ônibus 100% elétrico, em testes na Europa.
A bateria do motor elétrico, além de receber as recargas rápidas nas estações, também é carregada com a energia regenerada pelas frenagens do veículo, assim como acontece com os modelos híbridos já em circulação em Curitiba. O veículo é do tipo padrón, com capacidade para 91 passageiros e oferece wi-fi e acessibilidade.
Durante os seis meses de demonstração, o elétrico híbrido será comparado a outros dois ônibus com a mesma configuração e capacidade de passageiro: um híbrido e um movido a diesel. Os três vão circular na mesma linha e com as mesmas condições de intensidade de tráfego e passageiros. O objetivo é avaliar e comparar a performance de cada um dos modelos em consumo de combustível, a redução de emissões, a eficiência energética e o custo operacional.