Frota de caminhões elétricos ultrapassa 1,6 milhão de km rodados

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Sem dúvida, os caminhões elétricos já têm o seu lugar na história da indústria, algo que era impensável há alguns anos. Hoje, uma percentagem de veículos à venda já conta com versão elétrica.

Assim, diante desse crescente interesse no setor de transportes, os números começam a chegar. Nesse sentido, a transportadora norte-americana Schneider comemora um marco na sua frota de elétricos. Seus caminhões ultrapassaram 1,6 milhão de km rodados sem mexer no trem de força. O que inclui as baterias.

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Um novo recorde

A Schneider, dona dos caminhões com cores laranja, transporta carga há mais de 85 anos. Para se ter uma ideia do tamanho da companhia, sua receita média anual é de US$ 6,6 bilhões no mercado norte-americano.

Do mesmo modo, a transportadora se destaca por ser uma das primeiras a adotar caminhões elétricos na frota. Ou seja, todos os modelos Freightliner eCascadia, da Daimler Trucks.

Para comprovar a sua eficiência e atingir este recorde de quilômetros percorridos, a Schneider trabalhou em conjunto com a Daimler Trucks North America para testar os primeiros caminhões elétricos eCascadia durante 2019 e 2020.

Para apoiar a frota, a Schneider abriu um enorme centro de carregamento na sua sede na Califórnia. Lá, a empresa instalou 16 carregadores de 350 kW. Assim, oferecem capacidade para carregar até 32 caminhões elétricos por vez.

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Schneider Transporte tem frora de 92 caminhões elétricos

Conforme a Schneider, o eCascadia, em particular, oferece velocidades de abastecimento de 10 a 80% em 90 minutos. E mantém um alcance de até 220 milhas. Ou seja, um pouco mais de 350 km.

Freigthliner eCascadia, o maior veículo elétrico do mundo

Em 2019, a Daimler Trucks anunciou a chegada do eCascadia, caminhão elétrico que nasceu como resultado de sua divisão sustentável chamada E-Mobility Group. O modelo em questão é classificado como Classe 8 nos Estados Unidos. O que significa que o caminhão se enquadra como um pesado no Brasil. Sendo autorizado a carregar carga superior a 15 toneladas.

O modelo 100% elétrico foi desenvolvido com base no Cascadia convencional. E caracteriza-se pela cabine bicuda. Ou seja, bem ao estilo norte-americano. Além disso, o modelo foi o primeiro a ser oferecido sob o conceito “zero emissões”.

Com seu moderno sistema de propulsão, o eCascadia entrega potência de 730 cv e mantém uma enorme bateria de 550 kWh. O suficiente para oferecer sua autonomia, transportando no máximo 35 t.

Para apoiar este firme compromisso, o fabricante está desenvolvendo um sistema de carregamento com cerca de 3 megawatts de potência. Assim, permitirá que as baterias sejam carregadas em aproximadamente 30 minutos.