Frota de caminhões elétricos ultrapassa 1,6 milhão de km rodados

196

Sem dúvida, os caminhões elétricos já têm o seu lugar na história da indústria, algo que era impensável há alguns anos. Hoje, uma percentagem de veículos à venda já conta com versão elétrica.

Assim, diante desse crescente interesse no setor de transportes, os números começam a chegar. Nesse sentido, a transportadora norte-americana Schneider comemora um marco na sua frota de elétricos. Seus caminhões ultrapassaram 1,6 milhão de km rodados sem mexer no trem de força. O que inclui as baterias.

LEIA TAMBÉM: Mercedes-Benz anuncia serviço de locação para caminhões e ônibus

Um novo recorde

A Schneider, dona dos caminhões com cores laranja, transporta carga há mais de 85 anos. Para se ter uma ideia do tamanho da companhia, sua receita média anual é de US$ 6,6 bilhões no mercado norte-americano.

Do mesmo modo, a transportadora se destaca por ser uma das primeiras a adotar caminhões elétricos na frota. Ou seja, todos os modelos Freightliner eCascadia, da Daimler Trucks.

Para comprovar a sua eficiência e atingir este recorde de quilômetros percorridos, a Schneider trabalhou em conjunto com a Daimler Trucks North America para testar os primeiros caminhões elétricos eCascadia durante 2019 e 2020.

Para apoiar a frota, a Schneider abriu um enorme centro de carregamento na sua sede na Califórnia. Lá, a empresa instalou 16 carregadores de 350 kW. Assim, oferecem capacidade para carregar até 32 caminhões elétricos por vez.

Frota de caminhões elétricos ultrapassa 1,6 milhão de km rodados
Schneider Transporte tem frora de 92 caminhões elétricos

Conforme a Schneider, o eCascadia, em particular, oferece velocidades de abastecimento de 10 a 80% em 90 minutos. E mantém um alcance de até 220 milhas. Ou seja, um pouco mais de 350 km.

Freigthliner eCascadia, o maior veículo elétrico do mundo

Em 2019, a Daimler Trucks anunciou a chegada do eCascadia, caminhão elétrico que nasceu como resultado de sua divisão sustentável chamada E-Mobility Group. O modelo em questão é classificado como Classe 8 nos Estados Unidos. O que significa que o caminhão se enquadra como um pesado no Brasil. Sendo autorizado a carregar carga superior a 15 toneladas.

O modelo 100% elétrico foi desenvolvido com base no Cascadia convencional. E caracteriza-se pela cabine bicuda. Ou seja, bem ao estilo norte-americano. Além disso, o modelo foi o primeiro a ser oferecido sob o conceito “zero emissões”.

Com seu moderno sistema de propulsão, o eCascadia entrega potência de 730 cv e mantém uma enorme bateria de 550 kWh. O suficiente para oferecer sua autonomia, transportando no máximo 35 t.

Para apoiar este firme compromisso, o fabricante está desenvolvendo um sistema de carregamento com cerca de 3 megawatts de potência. Assim, permitirá que as baterias sejam carregadas em aproximadamente 30 minutos.