As famílias de ônibus rodoviário Paradiso e Viaggio G8 (Geração 8) foram lançadas no último dia 20 de julho e o salto mais avançado do modelo. O Marcopolo Paradiso G8 e Viaggio G8 chegam com muitas inovações em segurança, conforto e mais econômica tanto na redução de consumo e manutenção. A nova geração nasce focada no segmento mais premium do transporte rodoviário de passageiros e a geração G7 continua disponível no mercado no portfólio da fabricante como opção mais barata em relação a novidade.  

Na edição 196 da revista TRANSPORTE MUNDIAL, vamos detalhar as inovações, e agora adiantamos as principais inovações:

Faróis: Contam com versões full led e híbrido) oferecem eficiência até 3,5 vezes maior em relação aos convencionais. O conjunto conta fácil acesso no momento da manutenção e rapidez na troca de lâmpadas.

Ar-condicionado: A tubulação foi simplificada e agora com o acesso pelo lado externo da carroceria, o que reduz o tempo de manutenção

Poltronas: Novo design tecidos e espuma, e uma estrutura totalmente redesenhada. O sistema de reclinação conta com amortecedores de acionamento mais suave e infinitas posições. Os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais, além de controle da iluminação de leitura. Com a parede lateral mais alta, o assento da janela passa a ter apoio de braço do direito. Para reduzir o tempo de manutenção, as novas poltronas permitem reparos mais ágeis.

Frontal: Além do novo design, há o uso de materiais mais leves e resistentes, aumentando a resistência, consequentemente, a redução de quebra e necessidade de parada para reparo em até 50%.

Traseira: A portinhola de acesso ao motor também está mais leve. Nova tomada de ar traseira para melhorar a refrigeração.

Vidros laterais: agora são curvos, o que, além do visual mais sofisticado, melhora a aerodinâmica, segurança e reduz ruído por vibrar menos.

Sistema elétrico: Inova ao trazer tecnologia para o monitoramento por telemetria, o que otimizar a manutenção. 

Segurança: o maior destaque fica por conta do atendimento da norma internacional R66.02 para tombamento, inclusive o Paradiso 1800 Double Decker, o que não é exigido no Brasil. Na lateral, a Marcopolo aumentou em 25% a largura da seção das colunas laterais e elevou o peitoril lateral dos veículos em 70 mm para maior proteção em caso de acidentes e tombamento.

Salão de passageiros: ganhou sistema de iluminação em LED com diversas configurações e luz indireta que mudam de cor e intensidade de acordo com o horário. O porta-pacotes foi ampliado em 23% e conta com suporte que diminui vibrações e ruídos.

Sanitário: conta com sistema Ecoflush, com a opção de sucção a vácuo como o dos aviões, novos apoios para aumentar a segurança, iluminação natural ampliada com a janela cinco vezes maior. 

Cabine do motorista: novos revestimentos com melhorias no acabamento, design, resistência e redução de ruídos. A poltrona do motorista foi desenvolvida em formato de concha para maior ergonomia do motorista. No painel de instrumentos, foram desenvolvidos controles mais acessíveis, com novo conceito de interface de comandos no painel de controle. As centrais de controle (Head Unit) da Geração 8 contam com diferentes versões e interfaces gráficas que facilitam a operação. Os modelos contam com telas de alta definição sensíveis ao toque, nos tamanhos de 5 e 10 polegadas para acionar os comandos, no entanto, pode também acionar os comandos por teclas físicas posicionadas.

Redução de peso: novo teto é totalmente produzido em alumínio, com redução de peso, maior durabilidade e resistência. A utilização de matérias-primas de polímeros especiais na fabricação dos para-choques, grade dianteira e tampa traseira, entre outras, proporciona peças mais leves e maior resistência. Redução na quantidade de chicotes e cabeamentos. Os vidros laterais curvos, que por serem menores e de menor espessura, contribuem para a redução de peso do veículo. Ao todo, a redução de peso da carroceria foi 1,25% que, com a melhoria da aerodinâmica em 11%, o consumo de combustível pode ser de até 3%.

Modelos da Geração 8: Paradiso G8 1800 Double Decker, Paradiso G8 1600 Low Driver, Paradiso G8 1350, Paradiso 1200, Paradiso G8 1050, Viaggio 1050 e Viaggio 800. 

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).