Historicamente, a Volvo é a fabricante de caminhões no Brasil que mais mantém os seus veículos atualizados com o que é desenvolvido pela matriz na Suécia e comercializado na Europa. O lançamento da nova geração da família F (FH, FM e FMX) mostra isso. Ela está sendo apresentada no Brasil após um pouco mais de um ano após da sua mostra aos transportadores europeus. Como os modelos chegarão ao mercado no final deste ano, podemos chamar de geração 2022.
Todas as novidades da nova geração estão focadas na cabine, software e sistemas de segurança. Segundo Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, essas inovações foram suficientes para proporcionar uma redução de até 5% no consumo de diesel em comparação com a geração atual. Perguntando sobre início das vendas, preços e até quando será a produção da atual geração, ele esclareceu:
“Os preços estão sendo ainda estudados, pois estamos sofrendo uma pressão de aumento de valores muito grande por parte dos fornecedores de aço. Além disso, o frete internacional, seja de navio ou avião”. Sobre a linha atual, o executivo disse que toda a sua atual e futura produção já está vendida e que a nova geração deve começar a ser produzida em série a partir de outubro com as entregas começando em novembro. Ou seja, quem for a um concessionário Volvo hoje já terá como opção modelos da nova geração.
“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Os novos Volvo vêm com uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. Nos novos caminhões o I-See já vem pré-mapeado de fábrica.
Outro avanço vem da própria transmissão eletrônica I-Shift que com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Todos os veículos ganharam um painel totalmente digital de 12 polegadas, com diferentes telas configuráveis pelo motorista. Na tela principal há as informações necessárias para as operações. As inovações garantem verificações automáticas de pré-viagem, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento. O condutor pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre outras opções.
Outra inovação é a central multimidia de 9 polegadas de tela sensível ao toque para controle desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e outras configurações importantes.
Mais segurança
O foco em segurança está ainda maior na nova geração de caminhões pesados Volvo. Um dos aprimoramentos é o Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como o freio-motor VEB; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.
No Volvo FH, há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista Volvo.
Agora, a nova linha de caminhões traz de série o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS. Estes equipamentos garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.
Opcionalmente, a nova linha pode receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo, proporcionando visibilidade de 76m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.
Os novos Volvo chegam com muitas mudanças externas e internas nas cabines. O FH ganhou novo conjunto ótico e nova grade frontal. Houve melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.
Internamente a ergonomia foi aprimorada, com um novo colchão de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras novidades. Outra mudança é a nova alavanca da caixa I-Shift, mais ergonômica, que permite melhor movimentação do motorista.
Já os novos Volvo FM e FMX têm uma nova cabine. Inspiradas na nova geração do FH, as cabines ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança.
Sai Dynafleet, entra Volvo Connect
Para aproveitar os amplos benefícios de conectividade dos novos caminhões a Volvo criou um ecossistema digital completo com dados inéditos dos veículos. “O gestor de frota acessa os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, o Volvo Connect se integra facilmente ao sistema utilizado pelos clientes, de um jeito simples e rápido. A nova plataforma substitui o Dynafleet e continua 100% integrada à arquitetura digital dos caminhões Volvo, sem adaptações”, afirma Carlos Banzzatto, gerente de serviços comerciais da Volvo.