
As vendas de caminhões movidos a gás na Europa já são em grandes volumes, como a mais recente feita pela empresa de logística italiana Gruder, que acaba de adquirir 100 unidades do Iveco S-Way LNG. No Brasil, por enquanto, a Scania é a única fabricante. As vendas por aqui começaram durante a Fenatran de 2019 e, até o momento, foram comercializadas 70 unidades. A maior compra foi feita pela Pepsico, 18 caminhões. A Iveco já conta com cerca de 8.000 veículos a gás rodando na Europa.

O tipo LNG (GNL em português – Gás Natural Liquefeito) é forma de armazenamento no caminhão que garante maior autonomia. O S-Way LNG já conseguiu rodar mais de 1.700 km. Com o uso de biometano em substituição ao diesel, a redução de emissões podem ser de até 95% de CO2, 90% de NO2 e 95% de particulados.
Incentivo governamental
Na Alemanha, até o final de 2023, os caminhões movidos a gás acima de 7,5 toneladas de PBT estão isentos de pagamento de pedágio nas rodovias, reduzindo o custo de transporte rodoviário de carga para os transportadores que investirem em sustentabilidade. Além disso, há incentivos econômicos e redução de impostos.
No Brasil, além da alta carga tributária, principalmente de componentes importados para os caminhões a gás, a infraestrutura para abastecimento ainda é bem precária. Porém, há sinais de diversas empresas investindo para mudar esta realidade, entre elas, a Raízen e a Golear Power Latam que promete oferecer GNL em todo o Brasil até 2022.
Caminhão Sustentável do Ano
No final do ano passado, o Iveco S-Way NP 460 na versão LNG foi eleito o Caminhão Sustentável do Ano 2021 na categoria cavalo mecânico. O prêmio, agora em sua quinta edição, foi criado pela revista especializada italiana Vado e Torno. Os vencedores são selecionados por um júri de jornalistas profissionais com base no Índice de Sustentabilidade apresentado pela Vado e Torno.