Scania lança CDC Verde para caminhões a gás com taxa de 0,99%

367

A Scania está oferecendo uma nova linha de financiamento exclusiva para a compra de caminhão a gás, com taxa de 0,99%. A oferta, em parceria com o Scania Banco, denominada CDC Verde, visa estimular a aquisição de veículos mais sustentáveis frente ao diesel. Além disso, a marca estima vender pelo menos 600 unidades do caminhão a gás este ano.

Vale lembrar que, com a chegada da gama de caminhões Euro 6, modelos pesados chegam a custar até 30% mais caros. Nesse sentido, o caminhão a gás traz vantagens, pois devido a sua tecnologia, ele já atende às normas. Razão pela qual seu preço não está tão distante da versão a diesel.

Seja como for, o CDC Verde já está disponível em toda a rede de concessionárias Scania, por tempo indeterminado. E pode ser adquirido para qualquer prazo até 60 meses.

LEIA TAMBÉM: MAN terá ônibus autônomo no transporte público em 2025

“Precisamos criar diversas condições para que esses produtos possam chegar aos clientes. Dessa forma, o CDC Verde incentiva, com esta taxa especial reduzida, a adoção de novas frotas que geram menos emissões ao meio ambiente. Além de reduzir o impacto no fluxo de caixa do cliente”, diz Fábio D´Angelo, diretor comercial do Scania Banco.

Sobre os veículos a gás

A Scania foi a primeira a introduzir o caminhão a gás no Brasil. As primeiras entregas começaram na Fenatran de 2019. E atualmente a marca contabiliza mais de 600 unidades faturadas. E a intenção é dobrar esse resultado em 2023.

O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás emite um índice menor de CO2. Abastecido com biometano a redução de poluentes pode chegar a até 90%.

Seja como for, os modelos têm motor de Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis). Portanto, não são convertidos do diesel para o gás.  E podem ser abastecidos 100% a gás ou biometano, bem como a mistura de ambos. Ou seja, o motor foi desenvolvido pela Scania. Por isso, contam com garantia de fábrica. Outra vantagem é ser mais silencioso frente ao motor diesel.

Scania Banco lança CDC Verde para caminhões a gás com taxa de 0,99%
Scania Banco lança CDC Verde para caminhão a gás com taxas atrativas

Segurança

A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). Dessa forma, contam com três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos já que seu material é de ogivas de mísseis.

Ademais, em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera. E se dissolve sem perigo de explosão. Ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar.

Seja como for, para Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transporte da Scania, o futuro será eclético em matrizes alternativas ao diesel, mas o gás representa a transição neste momento.

“É o ideal para o país agora, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental”, diz. “O CDC Verde chega em um período muito oportuno. Afinal, cada vez mais percebemos o interesse de embarcadores e transportadores pela descarbonização do setor. Queremos vender 600 caminhões a gás neste ano. E essa nova linha de crédito diferenciada será essencial no apoio ao cliente.”