Apresentado oficialmente ao mercado estadunidense em 2007, durante a Mid-America Trucking Show, tradicional evento de caminhões que acontece a cada dois anos em Louisville, Kentucky, o T660, depois de oito anos, ainda é um dos mais queridos do seu segmento. Isso porque ele é o único da categoria Classe 8 (equivalente aos caminhões pesados rodoviários no Brasil) capaz de trazer uma economia de cerca de US$ 6.000 anuais na planilha de combustível.
Em tempos de economia essa é uma ótima notícia.
Para tanto, o supercaminhão tem a aerodinâmica e o motor Paccar MX de 13 litros como seus principais predicados.
Trata-se de um caminhão convencional, de linha estética moderna e com um excelente coeficiente aerodinâmico. Se olhar o capô, para-lamas, faróis, para-brisas, para-choque e carenagens, a impressão que se tem é que todos os itens fazem parte de uma única peça. Por isso, tem como resultado uma redução significativa do arrasto.
Além, disso, o T660 incorpora um bom número de tecnologias e equipamentos de última geração. Como sucede com os diferentes produtos que a Paccar — mesmo Grupo que comercializa os caminhões DAF na Europa e no Brasil —, o Ken T660 pode ser equipado com motor de 12,9 litros, com opções de potência entre 380 cv e 500 cv e de torque entre 1.450 e 1.850 rpm.
Visualmente, o ponto que chama mais a atenção é a grade dianteira do veículo, por trazer o aspecto robusto ao modelo por harmonizar com o conjunto óptico, que incorporam faróis com 40% a mais de intensidade na iluminação com uma vida útil três vezes superior se comparar aos componentes tradicionais. Outra opção é a High Intensity Discharge, lâmpadas com mais de 75% de intensidade e com vida útil 11 vezes superior, segundo a montadora. Obviamente, que esses itens têm o preço elevado.
A oferta de cabines atende ao perfil de viagens rodoviárias de longas distâncias. A Studio AeroCab Sleeper se encontra disponível na versão de 2,18 m de altura. Também a marca disponibiliza dos modelos AeroCab Aerodyne e FlatTop que podem ser adquiridos nas variações de 1 m a 1, 82 m.
De série os caminhões são equipados com sistema de navegação que dispõe para o condutor diferentes informações, entre elas, o consumo de combustível em tempo real, por meio de um display situado no painel de instrumentos. Com a ferramenta Splendor o motorista recebe dados do autodiagnóstico que avisa, por exemplo, algum tipo de falha no motor, por meio de um registro no painel de instrumentos.
O catálogo da Kenworth para o T660 também contempla acabamentos sofisticados para a cabine. Os assentos e a zona de descanso (que em alguns modelos é oferecido uma espécie de sofá) podem ser produzidos em couro.