A PACCAR, grupo que está presente no Brasil com as empresas DAF Caminhões, PACCAR Parts, TRP Peças Multimarcas, entre outras, teve receita trimestral recorde. O faturamento global foi de US$ 8,47 bilhões. O valor representa um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2022. 

O lucro líquido da empresa foi de US$ 733,9 milhões, após impostos. Porém, foi reduzido devido a um litígio civil na Europa. Esse litígio decorreu de um acordo de 2016 com a Comissão Europeia sobre uma investigação envolvendo todos os fabricantes europeus de caminhões por causa da combinação de preços. 

Sem o encargo não recorrente, o lucro líquido foi de US$ 1,18 bilhão no primeiro trimestre de 2023. No primeiro trimestre do ano anterior, a PACCAR teve um lucro líquido de US$ 600,5 milhões.

Screenshot 5
Marcas do Grupo PACCAR

No Brasil

Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil desde 2020, informa que a marca alcançou uma participação de mercado recorde de 8,6%. O resultado é referente ao primeiro trimestre do mercado brasileiro. Assim, no período no a DAF emplacou 1.843 caminhões das famílias XF e CF no mercado brasileiro. Os números são considerados somente os dos segmentos de caminhões acima de 16 toneladas. Em 2022, a participação foi 6,9% no mesmo período de 2022.

Em seguida, Walters destaca que a DAF Brasil está celebrando seu décimo ano de operações em 2023, mostrando seu compromisso com o mercado sul-americano. Ele acrescenta que as vendas, incluindo todas as marcas, devem crescer para algo entre 115.000 e 125.000 caminhões acima de 16 toneladas em 2023.

América do Norte e Europa

Estima-se que as vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 (pesados para longa distância) nos EUA e Canadá estejam na faixa de 280.000 a 320.000 caminhões em 2023. De maneira idêntica, o mesmo volume é estimado para todo o mercado europeu para caminhões com capacidade acima de 16 toneladas, no entanto, incluindo todos os países da Comunidade Europeia. 

LEIA TAMBÉM: DAF Caminhões lança nova cor para as linhas XF e CF

Nova fábrica da DAF elétricos

Juntamente com bons resultados, a DAF inaugurou em abril uma nova fábrica de montagem de caminhões elétricos em Eindhoven, na Holanda. A unidade industrial ocupa uma área de 5.000 m2 e conta com duas linhas de submontagem para os componentes principais dos caminhões elétricos, como baterias, módulos eletrônicos e o motor elétrico com caixa de câmbio integrada.

Como resultado, os novos caminhões elétricos da DAF são os modelos XD e XF Electric, que possuem baterias de 2 a 5 sequências (de 210 a 525 kWh). Dessa forma, esses caminhões podem ser personalizados de acordo com requisitos dos clientes, oferecendo autonomia de até 500 quilômetros. Além disso, as baterias podem ser recarregadas até 80% em apenas 45 minutos, com carregamento rápido de até 350 kW. Por fim, a produção dos caminhões elétricos da DAF está prevista para começar no segundo semestre de 2023. O site do Grupo Paccar.

3 DAF Electric Truck Assembly officially opened
PACCAR: marca DAF inaugura nova fábrica de caminhões elétricos
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).