Em teste recentes realizados com uma Mercedes-Benz Sprinter mostraram resultados na redução de consumo, consequente de emissões, ruído e vibração com o uso de nanotecnologia no motor. O produto utilizado foi o tratamento NanoXD, um fluido com esferas de nanocarbono, uma nanotecnologia que melhora a eficiência dos motores nesses principais quesitos, além de outros, como o alcance da maior potência e torque do motor possível pelas características do motor. 

Testes com o uso do tratamento NanoXD em operações foram mensurados independentement por uma empresa da frotas, proprietária de uma van Sprinter 415 CDI modelo 2014. Durante o teste, foram medidos o antes e depois por meio de vídeos e telemetria. Antes, entenderemos como funciona o Nano XD. 

Como o NanoXD funciona  

Os benefícios ocorrem pela redução do atrito entre as partes internas do motor. As esferas formadas de nanocarbono permanecem então revestindo permanentemente as superfícies das peças, reduzindo drasticamente o contato de metal com metal. Estas esferas de nanocarbono são extremamente duras, tendo sua resistência comparada à do diamante.

Após o polimento em escala manométrica, o motor trabalha de forma mais eficiente, reduzindo a necessidade de energia, consequentemente, a queima de combustível, e a formação de borra. Isso permite que o motor utilize o seu potencial máximo de potência e torque, economizando combustível e reduzindo as emissões de poluentes, além de aumentar a durabilidade do conjunto.   

Teste  

O teste foi realizado por um percurso de 806 km no trânsito de São Paulo e na Rodovia Fernão Dias. Apresentamos cada dado e com fotos e links para os vídeos com algumas das medições.

Consumo

Dos 806 km, 403 km foram sem o uso da nanotecnologia e 403 km com o NanoXD. Sem o produto, a Sprinter consumiu 28,13 litros, e com a tecnologia, 26,86 litros. Respectivamente, a média foi de 14,3 km/l e 15,0, uma economia de 4,7% mesmo com o motor operando 56 minutos a mais (20%) devido congestionamento. Com o preço atual do diesel e em uma conta de uma frota anual, qualquer ganho é bastante significativo. 

Ruído

No percurso sem a nanotecnologia, o ruído foi medido em 85 dB e com o NanoXD, com redução de 5 dB. Veja vídeos do antes e do depois:

Antes: https://www.youtube.com/watch?v=QDSsHV_dYQY

Depois: https://www.youtube.com/watch?v=FoT–mk8YqE 

Vibração

A medição é efetuada com equipamento próprio que utiliza acelerômetro que faz a conversão do movimento vibratório em sua amplitude e frequência para sinais elétricos, fornecendo dados por meio de unidades métricas em Hertz seguindo parâmetros internacionais e requisitos ISO.

Antes do uso da nanotecnologia, o motor da Sprinter produzia de 6,5 a 7,0 kHz, média de 6,75 kHz. Após a adição do NanoXD, as ondas vibratórias baixaram para média para 5,95 kHz (de 4,8 kHz a 7,1 kHz).

Antes: https://www.youtube.com/watch?v=GNPjGK_L-_4

Depois: https://www.youtube.com/watch?v=BYcgLHUhJc8

Veja no link a seguir o resultado do teste realizado pela Koppert do Brasil, empresa de biotecnologia para a agricultura sustentável, em gerador de energia com motor diesel, com redução de consumo de 21%.

Como a nanotecnologia aumenta a eficiência dos motores a diesel e a gás

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).