Sabe qual a importância do Brasil para Scania? O País comprou 12,7 mil caminhões da nova geração Scania em 2019. Para se ter uma ideia, na Austrália, o volume de vendas foi de 1.149 caminhões, o que lá, foi também considerado um excelente resultado.
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Green Truck 2019
O Scania R 450, com motor Euro 6, foi o vencedor do teste Green Truck 2019. Competindo com outros 13 modelos, o caminhão sueco consumiu 23,25 litros de diesel para rodar 100 km a uma velocidade média de 80,42 km/h e PBTC de 32 toneladas. Litros por 100 km é o padrão europeu de medir consumo. No padrão brasileiro, o R 450 rodou 4,3 km/l. O Green Truck 2019 é promovido na Alemanha pelas revistas VerkehrsRundschau e Trucker. “O prêmio ambiental vai para o Södertälje (cidade matriz da Scania, na Suécia) pela terceira vez consecutiva. Uma sequência de vitórias, que certamente alguns concorrentes vão tentar quebrar em 2020”, publicou a revista VerkehrsRundschau. Em 2018, o Scania R 500 foi o vencedor desta premiação.
JAC vai lançar caminhão leve elétrico
Com início de pré-venda desde 30 de maio, a JAC Motors, representada no Brasil pelo Grupo SHC, comunicou que vai lançar em agosto o caminhão elétrico iET 1200 com PBT de 5,8 toneladas.
O motor elétrico tem potência de 177 cv, mas o torque de 1.200 Nm (122,3 mkgf) é equivalente ao do motor diesel Scania DC07 de sete litros, seis cilindros e 280 cv. Torque alto e entrega do torque deste a primeira rpm são características comum dos motores elétricos.
A empresa promete uma configuração de baterias para garantir autonomia de 200 km, o que está dentro da média mundial e atende com sobra de um dia de trabalho de distribuição em centros urbanos. Para ser recarregado, o JAC iET 1200 vai necessitar de uma tomada de 220 volts e 17 horas, no modo carga lenta. Se a tensão for trifásica e 380 V, ele será “abastecido” em apenas 2 horas.
O preço é de R$ 259.900, valor que está abaixo do esperado para um caminhão elétrico, pois nos bastidores de outros fabricantes, dizem que o elétrico, geralmente, custa cerca de três vezes o valor de um similar a combustão.
Cuidado com a bateria
A manutenção dos caminhões elétricos é mais barata do que a dos modelos a diesel, mas a substituição das baterias após a vida útil pode custar tudo que foi economizado. Por isso, o transportador, antes de comprar um veículo elétrico, deve se informar bem sobre garantia e custo de substituição das baterias. Esta fase da negociação na hora da compra do elétrico é muito importante e precisa ser transparente.
A Volvo, por exemplo, para viabilizar as vendas dos seus ônibus elétricos, vende o veículo sem as baterias e depois aluga as baterias, ficando com todo o ônus caso elas deem problemas. Por quê? Os operadores de transportes são fanáticos com planilhas de custo da operação por 5, 10 anos. Eles não sentiram segurança em comprar ônibus elétricos por causa das baterias, muito caras, mesmo a Volvo tendo a reputação de marca que tem. Por ser um equipamento de funcionamento químico, diversos fatores podem comprometer a sua durabilidade, como variações de temperatura, pequenas colisões, trepidações etc.
Resolvida essa questão da bateria, a diferença paga em relação ao caminhão a diesel — um Daily 55C17, com capacidade de carga líquida similar, custa R$ 134.400 —, se paga rapidamente, pois além da economia com diesel e trocas de óleo, embreagem etc., os motores elétricos duram mais do que os motores a combustão.
Pelas contas feito por Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, o caminhão elétrico gera uma economia de cerca de R$ 2,5 mil por mês rodando os 200 km por dia. Assim, no exemplo de comparação com o Iveco Daily, a diferença de valor de R$ 125.500 paga a mais pelo JAC iET 1200 pode ser recuperada em pouco mais de quatro anos. Se o caminhão elétrico rodar cerca de 100 km por dia, o investimento extra retorna em pouco mais de oito anos.
Compensação ambiental
A Scania fechou parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em Aparecida (SP) para compensar uma parte do CO2 gerado pelo processo produtivo da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
20ª concessionária Foton
São Paulo passa a contar com mais uma concessionária da Foton. A Ortiz, com quatro mil m2, fica na Avenida São Raimundo, 2265, Vila Califórnia. Ela conta quatro boxes de oficina para manutenção de veículos e estoque de peças.
Transposul
Ocorre entre os dias 5 e 7 de junho, em Bento Gonçalves (RS), a 21ª Transposul — feira e congresso de transporte rodoviário de carga e logística. Como ocorre geralmente em eventos regionais, as empresas são representadas por seus concessionários e a Continental Pneus estará presente por meio da sua distribuidora Atual. O destaque da fabricante alemã será a linha pneus de carga Hybrid.
Segundo a organização da feira, na última edição, a soma de negócios gerados por todos os expositores foi de R$ 150 milhões.
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