O Grupo Paccar, dono da DAF Caminhões no Brasil, assina acordo estratégico com Aurora Driver, empresa especializada no desenvolvimento de veículos autônomos (leia link abaixo as definições para cinco níveis de automação). O objetivo da Paccar ( da empresa) ou do Paccar (do Grupo) é o desenvolvimento de caminhões autônomos das outras marcas do grupo: Peterbilt e Kenworth. O objetivo de a colaboração entre as empresas ter os modelos Kenworth T680 e Peterbilt 579 utilizando o Aurora Driver na América do Norte nos próximos anos. Vale lembrar que automação requer uma infraestrutura de rodovias e de telecomunicação em poucas cidades no mundo e, mesmo a longo prazo, ainda imaginável no Brasil, exceto em ambientes privados, como fazendas, indústrias e mineradoras.

Leia sobre a definição feita pela SAE sobre veículos autônomos: os 5 níveis

Outras notícias:

Adesivos para sinalizar pontos cegos

Um decreto do governo francês entrou em vigor no início deste ano determinando a sinalização para marcar os pontos cegos nos caminhões como obrigatória. Adesivos refletivos devem ser colocado nas laterais e na traseira apontando os pontos cegos com especificações para caminhão chassi, carretas e ônibus. Os adesivos vão ajudar a diminuir acidentes? Vamos aguardar estatísticas da França para saber se é uma ideia a ser seguida.

Adesivo para ponto cego
Adesivo para ponto cego

Scania autônomo

Recentemente mostramos uma operação de caminhões Volvo autônomos na Noruega. Agora é a Scania anuncia uma cooperação com a Rio Tinto na Austrália, onde um modelo R 450 XT 8×4 está em operação. Outras unidades serão adicionadas, inclusive, para substituir os caminhões gigantes. Segundo resultado de testes, o caminhão autônomo trabalhou 700 horas a mais do que o convencional e apresentou uma redução de 15% no custo.

Sustentabilidade by Scania

Os sanduiches do McDonald’s podem não ter fama de saudáveis, mas a HAVI, empresa de logística que abastece os restaurantes da marca, está preocupada com a saúde dos espanhóis. Ela vai começar a equipar sua frota com caminhões movidos a gás. Para isso, a empresa escolheu a Scania como fornecedora.  A HAVI já operava com dois modelos da marca a gás e agora serão acrescidos mais 14, sendo 12 a gás natural liquefeito (GNL) e dois a gás natural veicular (GNV).

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Capa 192
Capa da Transporte Mundial 192

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).