As francesas Citröen e Peugeot, marcas do Grupo PSA, apresentaram da nova geração (facelift) dos utilitários Citroën Berlingo e Peugeot Partner.
Estruturalmente, os veículos são quase idênticos, muda apenas a grade frontal de acordo com o design de cada marca. Dependendo da versão escolhida, o para-choque pode ser pintado na cor da carroceria do veículo, e de acordo com as empresas, foi projetado para servir como a primeira proteção do conjunto mecânico em caso de colisão. À nova geração dos modelos é oferecida, como opcional, conjuntos óticos antineblina e diurno em LED.
O comprimento total dos furgões se mantém o mesmo da versão antecessora, de 4 380 mm e 4 628 mm. A cabine acomoda três ocupantes em seu interior e o banco dos passageiros é rebatível. O compartimento de cargas, que é independente da cabine, comporta volumes que variam de 4,38 a 4,63 m³, sendo sua capacidade em peso chega a 890 kg.
Os modelos recebem como equipamento de segurança o chamado “Active City Brake”, ou freio automático, que age quando o veículo está abaixo dos 30 km/h para evitar pequenas colisões que derivam de desatenção do condutor. No parabrisa estão os sensores à laser que detectam a presença de veículos que trafegam na contramão, ou seja, em rota de colisão ou que estão parados. Eles que acionam, se necessário, os freios a toda potência, para evitar a colisão.
Os furgões são dotados também de câmera de ré, sensor de estacionamento e limitador de velocidade. As fabricantes garantem que os utilitários foram pensados para superar superfícies que tenham a sua aderência comprometida, como operações na lama ou neve.
A PSA oferece ao mercado europeu diversas opções de motorização para a nova geração. As versões a diesel partem de 75 cv de potência, com caixa manual de cinco marchas, seguido de 100 cv, com o mesmo câmbio ou automatizada de seis velocidades, além de, uma opção de 120 cv, com caixa manual de seis marchas. As versões a gasolina contemplam as opções VTI de 98 cv e uma elétrica de 67 cv, com autonomia de 170 km. Os motores Euro 6 utilizam o sistema SCR de tratamento de gases.
Por fim, seu interior é sofisticado e traz mimos como tela touchscreen de sete polegadas, ar condicionado, vidros e travas elétricos, enfim, tudo que o condutor europeu está acostumado. Ambos os modelos são produzidos na planta conjunta das empresas em Vigo na Espanha. Não há informações de renovação do Partner por aqui, e há tempos, o Berlingo não está no portfólio da marca no país.
Esses modelos já foram vendidos no Brasil, porém, sem muito sucesso. O mercado brasileiro é praticamente dominado pelo Fiat Fiorino, com cerca de 70% do mercado, seguido de longe, pelo Fiat Doblò e Renault Kangoo.