Em junho de 2013, a revista mostrou as novidades dos caminhões Scania na Europa. Veja o que mudou nos modelos do Grifo, na série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL.
Para concorrer em um mercado exigente como o europeu com adversários de peso como a MAN e a Renault, a Scania lançou a linha Streamline, séries G e R, para operar em longos percursos. A estratégia da fabricante é conquistar o mercado, não só pelos atributos visuais e pacotes de série e opcionais, mas pelo bolso. Os engenheiros da fábrica debruçaram-se sobre o layout do modelo para estudar os melhores meios de tirar vantagem da aerodinâmica, aliando-a à tecnologia do trem-de-força, de modo a diminuir a área de atrito e obter o máximo em redução do consumo de combustível. E conseguiram chegar ao número de 8%, em topografia favorável, ou até 5% em condições mais severas.
Todo esse esforço porque, nestes tempos bicudos de crise, este cara chata passa a atender às demandas dos transportadores europeus que têm exigido equipamentos cada vez mais econômicos. “A preocupação de longo prazo da Scania com a economia de combustível tem tido resultados excelentes, e os nossos clientes podem ter a certeza de que fazemos o nosso melhor para mantê-los competitivos no negócio dos transportes”, declarou Lars Stenqvist, vice-presidente sênior da Definição de Veículos da Scania.
O executivo estima que o novo desenho da cabine somado aos novos motores Scania Euro 6, de 13 litros, de segunda geração (2% a 3 % mais econômicos do que os antecessores), mais o Scania Opticruise, a Antecipação Ativa Scania e a solução Modo Econômico favoreceram esses ganhos.
As alterações no desenho foram realizadas para atenuar e suavizar ainda mais as arestas da cabine, diminuindo a resistência da parte frontal e dos painéis laterais ao fluxo de ar. Um defletor, adaptado às diferentes alturas das cabines dos caminhões das séries G e R, posicionado imediatamente acima dos faróis, diminui o ruído do vento e ajuda a expelir a sujeira e a água durante a operação. O ar entra acima do quadro de iluminação e é forçado a circular, pelo rebordo, criando uma barreira contra os salpicos.
Em termos de desenho, a linha Streamline não peca por falta de luzes, faróis e refletores. Todos os equipamentos foram alvo de atenção, incluindo os defletores integrados e os LED de presença. Os defletores não são apenas estilosos, eles são dotados de um feixe de luz de indicação diurna, um item a mais de conforto para o motorista.
Em termos de desenho, destaca-se a grade dianteira, mais visível, mas, ao mesmo tempo, uma viseira mais discreta e moderna. O que dá ao modelo uma identidade única.
BÓLIDOS DE 410 CV A 580 CV
A Scania também não economizou nos recursos tecnológicos que possibilitam ganhos em produtividade e desempenho. No coração do Streamline “bate” a nova geração de motores Euro 6, que se estende desde 410 cv até 580 cv – este último V8. O primeiro da escala apresenta o sistema SCR (adBlue) ou sistema de redução catalítica seletiva, já os outros da família integram os sistema SCR e EGR (pós-tratamento de gases de escape) combinados.
O motor de seis cilindros e 12,7 litros abrange os exemplares de 410 cv (2150 Nm a 1000-1300 rpm, SCR) e 450 e 490 cv (2150 Nm a 1000-1300 rpm, SCR+ EGR, para os dois últimos). Já os novos V8 atuam apenas nas faixas de 520 a 580 vc – são os top da gama, bólidos de 13 litros com relação binário-força superior a 5, tal como os de 13 litros em linha da Scania. Oportunamente, a montadora incluirá no menu uma opção de 370 cv.
O novos motores Euro 6 baseiam-se na plataforma de 16,4 litros, introduzida com o motor de 730 cv, e apresentam características semelhantes às do V8, com grande capacidade de carga, mesmo em baixa rotação. O desempenho dos novos propulsores V8 de 580 cv é semelhante ao dos exemplares Euro 5 de 620 cv, graças à curva de potência mais generosa.
RECURSOS DE PONTA
Um dos principais destaques da família Streamline é o Scania Opticruise de série, com embreagem automática, com diversas funcionalidades e até três modos de desempenho, que podem ser programados tanto pelo operador quanto em uma concessionária, ao gosto do freguês. O dispositivo inclui a Antecipação Ativa Scania ou Scania Ecocruise, um sistema de controle de previsão do conjunto propulsor, que proporciona economia de combustível de 4 % a 5%. Foram desenvolvidos modos de desempenho específicos para promover a eficiência em diferentes aplicações.

Photo: Lucas Holm 2012
Uma versão básica do Scania Opticruise é uma opção adicional para economia máxima de combustível. Ele tem as configurações Normal, Economia, Potência e Todo-terreno. Destaca-se o novo modo Economia, que interfere diretamenta na redução de consumo de combustível.
A Antecipação Ativa Scania é um sistema de controle preditivo que utiliza dados dos mapas de GPS e topográficos para regular com precisão a velocidade de cruzeiro. Está totalmente integrado na nova funcionalidade, utilizando diferentes estratégias de economia de combustível, em diferentes modos de desempenho. Com os novos modos de desempenho, os clientes têm a possibilidade de adaptar seus veículos a cada tipo específico de operação, assim como às preferências individuais, no que se refere à funcionalidade e à influência do condu-tor. O acionamento é feito por alavanca no volante.
ASSISTÊNCIA REMOTA
Com o Streamline, a Scania introduz diversos novos serviços para os clientes que aumentam a produtividade e facilitam a interação com a oficina. Trata-se do Comunicador Scania que permite às oficinas e à Scania Assistance efetuarem remotamente os seus diagnósticos e promover a assistência ao veículo na estrada ou na oficina, em mínimo tempo. Serve também de interface para a Gestão de Frotas e contém dados do mapa topográfico para a Antecipação Ativa Scania.
CONFORTO A BORDO
O Streamline vem equipado com nova gama de bancos de primeira qualidade, concebidos especificamente para a marca, com o que há de mais recente em material e ergonomia para o conforto dos caminhões. As melhorias na cabine incluem novos estofamentos, cores e acabamentos.
A ergonomia foi revista. Há novos controles, mais fáceis de compreender, símbolos luminosos para acesso simplificado no escuro. Os assentos são facilmente reguláveis em todas as direções e estão disponíveis com um sistema de ventilação em duas fases.
O encosto do banco é amplo, e o apoio lombar é suficientemente saliente para um maior conforto. A cama é extensível (em todas as cabines R) e possui entre 730mm a 900mm de largura, de modo a adaptar-se às necessidades do condutor. Além de inúmeras facilidades operacionais e ergonômicas, integram o modelo um aparelho de rádio com sistema de navegação (GPS), Bluetooth e entrada para equipamentos via USB.
MOTORES EURO 6 OTIMIZADOS
A gama de motores Euro 6 V8 que equipa as versões mais potentes do Streamline é a única do gênero no mercado. O sistema de injeção de combustível é common rail (Scania XPI), e um turbocompressor de geometria variável (VGT) de montagem traseira incorpora o sistema propulsor.
O consumo de combustível de um motor Euro 6 V8 submetido a grande esforço é equivalente ao do Euro 5. Um sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), refrigerado a água, recentemente desenvolvido, é montado por debaixo do apoio do cilindro RH. O silenciador para motores V8 é um pouco maior e com mais capacidade do que os usados nos modelos em linha.
SCANIA ECOCRUISE
O Cruise control foi introduzido pela Scania em seus caminhões em 2011, decisão pioneira no segmento. O sistema adota dados do GPS para adaptar a velocidade de cruzeiro à topografia.
Os clientes podem optar por três tipos estratégicos de controles: o Normal que procura manter a velocidade do veículo nas subidas, utilizando a gama de binário máximo do motor; a Antecipação Ativa que utiliza o posicionamento do GPS e os dados do mapa topográfico, para otimizar a velocidade nas subidas e descidas em declive, poupando de 2% a 3% de combustível em terreno inclinado; há ainda a Antecipação Ativa em Modo Econômico”, que poupa mais de 2% de combustível em terreno inclinado.
O destaque do sistema é a utilização dos mapas de GPS e topográficos para regular com precisão a velocidade de cruzeiro do caminhão. Os clientes podem adaptar o desempenho dos seus veículos a cada tipo específico de operação, conforme suas preferências, no que se refere à funcionalidade e à influência do condutor.