Tecnologia sobre rodas

51

Sistema ITS (Inteligent Transportation System) de gestão de tráfego será customizado

Sistema ITS (Inteligent Transportation System) de gestão de tráfego será customizado

As empresas Volvo Bus Latin America e Ericsson assinaram uma parceria para a customização do sistema de e informação ao passageiro em tempo real. De acordo com as empresas, o aprimoramento do sistema foi pensado para suprir as necessidades demandadas pelo mercado latino-americano de transporte urbano.

A promessa é que a otimização anunciada amplie e torne mais exato o acesso dos passageiros à informações como horários de chegada e partida dos ônibus aos pontos de cada uma das linhas. Além de fornecer informações que podem ser acessadas via internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e até call center. Se cumprir o que promete, as informações vão permitir também que os passageiros planejam suas viagens com antecedência, evitando atrasos e longos períodos de espera.

“Estamos somando a expertise da Ericsson no desenvolvimento de tecnologia de ponta para aprimorar um produto que temos e ampliar a nossa oferta de soluções para melhoria da mobilidade urbana nas cidades”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

À Ericsson cabe desenvolver, implantar e oferecer suporte e manutenção da ferramenta. A solução será desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da Ericsson no Centro de Inovação da empresa, localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo.

“Esta parceria é evidência das transformações que estão facilitando tanto os aspectos da vida no dia a dia à medida que entramos na sociedade em rede. Tanto as operadoras de transportes quanto seus usuários podem se beneficiar com o aumento do uso da tecnologia e, juntos com a Volvo Bus Latin America, estamos possibilitando isso”, diz Sérgio Quiroga, presidente da Ericsson Latin America. 

Aos operadores, a vantagem é acompanhar a frota em tempo real e ter informações como tempo de percurso, pontualidade e quantidade de ônibus nos trajetos. As informações colhidas podem fornecer subsídios para uma melhor tomada de decisão e, até mesmo, distribuir os veículos de acordo o modelo mais adequado para atender o fluxo de passageiros.
  
O transporte urbano (modal defendido pela marca) está se reinventando a cada dia. E diversas marcas têm apresentado soluções no sentido de ampliar a interação homem-máquina. A tendência é que a cada dia o passageiros tenha acesso a mais dados, e que estas informações ajudem a organizar de maneira mais eficiente o dia a dia dos passageiros e as linhas que circulam pelas cidades do país.

Passageiros terão acesso a informações sobre as linhas online