As empresas Volvo Bus Latin America e Ericsson assinaram uma parceria para a customização do sistema de e informação ao passageiro em tempo real. De acordo com as empresas, o aprimoramento do sistema foi pensado para suprir as necessidades demandadas pelo mercado latino-americano de transporte urbano.
A promessa é que a otimização anunciada amplie e torne mais exato o acesso dos passageiros à informações como horários de chegada e partida dos ônibus aos pontos de cada uma das linhas. Além de fornecer informações que podem ser acessadas via internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e até call center. Se cumprir o que promete, as informações vão permitir também que os passageiros planejam suas viagens com antecedência, evitando atrasos e longos períodos de espera.
“Estamos somando a expertise da Ericsson no desenvolvimento de tecnologia de ponta para aprimorar um produto que temos e ampliar a nossa oferta de soluções para melhoria da mobilidade urbana nas cidades”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
À Ericsson cabe desenvolver, implantar e oferecer suporte e manutenção da ferramenta. A solução será desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da Ericsson no Centro de Inovação da empresa, localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo.
“Esta parceria é evidência das transformações que estão facilitando tanto os aspectos da vida no dia a dia à medida que entramos na sociedade em rede. Tanto as operadoras de transportes quanto seus usuários podem se beneficiar com o aumento do uso da tecnologia e, juntos com a Volvo Bus Latin America, estamos possibilitando isso”, diz Sérgio Quiroga, presidente da Ericsson Latin America.
Aos operadores, a vantagem é acompanhar a frota em tempo real e ter informações como tempo de percurso, pontualidade e quantidade de ônibus nos trajetos. As informações colhidas podem fornecer subsídios para uma melhor tomada de decisão e, até mesmo, distribuir os veículos de acordo o modelo mais adequado para atender o fluxo de passageiros.
O transporte urbano (modal defendido pela marca) está se reinventando a cada dia. E diversas marcas têm apresentado soluções no sentido de ampliar a interação homem-máquina. A tendência é que a cada dia o passageiros tenha acesso a mais dados, e que estas informações ajudem a organizar de maneira mais eficiente o dia a dia dos passageiros e as linhas que circulam pelas cidades do país.