A Volvo Trucks assinou carta de intenção para fornecimento de 1.000 caminhões elétricos até 2030 para Holcim. Trata-se de uma das maiores empresas de soluções em construção do mundo.
Seja como for, o negócio é, até o momento, o maior pedido de caminhões elétricos Volvo. As primeiras 130 unidades dizem respeito aos modelos FH e FM. E já devem chegar ao cliente entre o último trimestre de 2023 e 2024.
A Holcim atua como fornecedora global de soluções de construção. Com sede na Suíça, tem presença em mais de 60 países. E conta com cerca de 60 mil funcionários.
LEIA TAMBÉM: e-Volksbus, ônibus elétrico da Volkswagen, custa quase R$ 2 milhões
A empresa traçou um plano com a Volvo Trucks para ter 1.000 caminhões elétricos cobrindo suas operações na Europa até 2030. Para isso, as primeiras 130 unidades dos pesados elétricos serão entregues para atender as operações na França, Alemanha, Suíça e Reino Unido.
Volvo como parceira
O acordo entre Holcim e Volvo é resultado de uma parceria ampla. “A colaboração de longo prazo e o forte compromisso em fazer a diferença são essenciais para tornar a redução de CO2 realidade. Tenho muito orgulho da parceria que desenvolvemos com a Holcim. Bem como os resultados que estamos alcançando juntos,” diz Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.
Todavia, a meta é economizar até 50 mil toneladas de CO2 por ano. Isso graças à substituição de 1.000 caminhões Volvo da linha F a diesel por elétricos usando energia verde.
Nesse sentido, a redução de CO2 baseia-se na Calculadora de Pegada Ambiental (Environmental Footprint Calculator) da Volvo Trucks. A fórmula considera as emissões de CO2 de um caminhão Diesel com peso total de 44 toneladas por 80mil km.
Metas com embasamento
Volvo e Holcim estão comprometidas com a iniciativa de Metas Baseadas em Ciência (Science-Based Targets initiative – SBTi). Ou seja, que promove ações climáticas ambiciosas na iniciativa privada ao dar bases para reduzir as emissões baseadas em ciência.
Dessa forma, os indicadores são definidos de acordo com a vanguarda da ciência do clima. Assim alcançar os objetivos do Acordo de Paris. O que limita o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Além disso, Volvo e Holcim são também membros fundadores da First Movers Coalition (FMC). Trata-se da coalisão de empresas que usam seu poder de compra para estimular tecnologias limpas e inovadoras em mercados desafiadores.
No Brasil VWCO deve entregar 1,6 mil elétricos à Ambev
Assim como ocorreu entre Volvo e Holcim na Europa, no Brasil, a Ambev fez a encomenda bem generosa de caminhões elétricos. Sendo 1,6 mil modelos e-Delivery, da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Nesse sentido, a Ambev é a principal parceira da marca alemã. Ou seja, sendo essa a maior compra realizada de caminhões equipados com a tecnologia. Porém, as entregas vão ocorrer ao longo dos próximos anos.