Ônibus sem condutores estão em testes em todo o mundo, e São Paulo pode receber esses modelos autônomos daqui a sete ou dez anos, é o que revela Ubiratan Resende, diretor geral da Via Technologies no Brasil, empresa que realiza testes com autônomos na China. As informações são do Blog Avenidas, da Folha de São Paulo.

578d33b40e216345752065ebmercedes benz future bus 2

Com o avanço da tecnologia, mesmo uma cidade com crescimento desordenado e com o trânsito carregado como Sâo Paulo poderá receber ônibus autônomos. Para transitar, os modelos terão o auxílio de câmeras e radares, que os tornam capazes de identificar outros veículos, inclusive os de menor porte como as bicicletas, pedestres e qualquer ser vivo em movimento ou parado.

O executivo garante também que mesmo as tarefas mais ‘humanizadas’ como um passageiro correndo até o ponto para não perder o ônibus serão reconhecidas por eles. No exterior e interior, nada escapará da inteligência artificial dos modelos, como passageiros que não pagaram passagem até mesmo algum tipo de delito. Desta forma, os centros de controle conseguem agiar remotamente.

Enfrentar as ruas e avenidas, porém, deve ser o último teste dos veículos, que devem primeiro passar por provas em ambientes fechados.

Custos 

“Estimamos que o custo não vai dar muito impacto. Um ônibus urbano custa em torno de R$ 300 mil, e um sistema autônomo deve custar 10% disso”, revelou o executivo ao blog Avenidas.

onibus autonomo da mercedes percorre 20 km sem interferencia do motorista

A cada dia as tarefas cotidianas cedem lugar às novas tecnologias. Fica a dúvida, onde empregaremos tantas pessoas no futuro? Porém, isso é tema para outra matéria.

Veja também os 5 níveis de veículos autônomos existentes