Volvo lança novos chassis de ônibus urbano com motor traseiro de 8 litros e nas potências de 250 cv e 330 cv. Tratam-se dos modelos B250R e B330R da nova plataforma global B8R que substitui a B7R. O B330R será disponibilidado apenas em alguns países da América Latina e o Brasil não está inclusvo.
Assim, no Brasil, o B250R substitui o B290R. O novo modelo apresenta uma curva de torque mais ampla, de 96,8 mkgf de 1050 rpm a 1800 rpm. Isso traduz em mais economia de combustível que, segundo a empresa, pode chegar a 3%.
As principais diferenças entre a plataforma B8R para a B7R estão no motor, transmissões e relação do eixo traseiro. São duas opções de caixas: a última geração da ZF Ecolife 6AP1200 ou Voith, conforme escolha do frotista. No restante, o modelo segue igual ao B7R.
Para rotas com velocidades baixas, a recomendação da troca de óleo é a cada 30 mil km. Além disso, para rotas com velocidade média acima de 15 km/h, o intervalo de troca de óleo foi ampliado de 30 mil km para 40 mil, o que pode trazer uma economia de 4%. Para isso, é obrigatório o uso de filtro de óleo original Volvo e pode se usar o óleo mineral.
Em breve mais atualizações sobre o lançamento Volvo!