?Inspirada no alemão Mercedes-Benz 2025 do que deverá ser o caminhão do futuro, a Freightliner, também empresa do grupo Daimler, apresenta a sua versão de veículo autônomo – capaz de trafegar sem a intervenção do motorista.
Trata-se do primeiro caminhão, em terras norte-americanas, a trafegar pelas estradas de Nevada, sem praticamente nenhuma intervenção do motorista. Com esse produto, o grupo Daimler mais uma vez tem conseguido implementar as mais modernas inovações tecnológica e de segurança em veículos comerciais rodoviários.
O modelo norte-americano é um Freightliner Cascadia. O diferencial desse caminhão em relação ao apresentado ano passado pela Mercedes-Benz, é que o Cascadia já é um veículo produzido em série e um dos mais vendidos de sua categoria naquele mercado. Ele possui radares e câmeras frontal e lateral, sensores e sistemas como o Adaptive Cruise Control, comuns em modelos padrão de Freightliner Cascadia e do Mercedes-Benz Actros, mesmo o produzido no Brasil na versão Mega Space Plus (segurança).
Quando o sistema autônomo assume a direção, a velocidade permitida é mantida e o veículo é capaz de permanecer na mesma pista, manter uma distância segura de outros veículos, reduzir e até parar o caminhão de acordo com o trânsito. Porém, há situações em que a intervenção do condutor ao volante é necessária. O Cascadia recebeu a autorização do governo do estado de Nevada, nos Estados Unidos, para ser utilizado em estradas. E até o momento foram desenvolvidos dois modelos.
Será que alguns desses modelos Cascadia ou Mercedes-Benz 2025 estarão por aqui durante a Fenatran (Salão Internacional dos Transportes) que acontece entre os dias 9 e 13 de novembro em São Paulo? Se tiver, com certeza não faltará visitantes.
Veja mais sobre esse veículo na edição 143 da revista Transporte Mundial.