CF 85 é opção estratégica da DAF nos pesados

450

A solução de entrada da DAF para o segmento de caminhões pesados rodoviários é o CF85, modelo que se destaca pelo seu arranjo técnico.


O trem-de-força tem como destaque o motor Paccar MX de 13 litros e 6 cilindros em linnha, com 4 válvulas por cilindro, que pode ser oferecido nas potências de 360 cv ou 410 cv e torque de 181 mkgf ou 204 mkgf, respectivamente. Trata-se de um motor robusto, e bastante conhecido por equipar os clássicos norte-americanos Peterbilt e Kenworth. Faz parte dessa solução a transmissão ZF As-Tronic Direct Drive, de 16 velocidades, sendo que na última quem opera é o eixo, o que mantém a rotação plana, melhorando a economia de combustível em velocidades de cruzeiro.

Com opções de configurações de eixos 4×2 e 6×2, o cavalo mecânico da DAF possui controle de tração e freio motor MX, com capacidade de frenagem de 430 cv. Chama a atenção a suspensão, que mesmo mecânica, graças ao fato de ser totalmente balanceada, ao dirigir traz a impressão de estar a bordo de um caminhão com suspensão pneumática.


O novo caminhão da DAF é totalmente adequado às diversas aplicações de transporte de curtas e médias distâncias. Suas configurações cobrem segmentos do mercado, como cegonha, transporte de químicos, carregamento de insumos agrícolas e cargas fracionadas. Na versão 4×2, o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 53 000 kg, e na 6×2 56 900 kg. A capacidade máxima de tração (CMT) de ambos é 60 000 kg.

SOBRE CONFORTO
As cabines, mesmo se tratando de caminhões de entrada no segmento, têm padrão de acabamento e conforto acima da média. O CF85 é comercializado com duas opções de cabines: Sleeper e Space Cab.


A posição do banco, com ajuste Comfort Air, privilegia o acesso aos controles e a visibilidade. Devido ao tamanho e formato do vidro, o motorista tem ampla visão da estrada e mínimos pontos cegos. O veículo possui, ainda, diversos equipamentos como cama simples ou beliche, diferentes combinações de spoilers, ar-condicionado, preparação para climatizador de teto, controlador de velocidade e sistema de alto-falantes, entre outros.