A Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo se destacaram na 10ª edição do prêmio Selo Maior Valor de Revenda (SMVR). O Daily chassi-cabina de 3,5 toneladas e o caminhão médio Tector 11.190 receberam um prêmio cada um. Ambos os modelos se sobressairam como veículos de alto valor de revenda. O SMVR considera a variação do valor do modelo após três anos de uso.
O Daily chassis-cabine alcançou uma valorização de 14,5%. É a maior alta na categoria Utilitários de Carga. Nessa mesma faixa de até 3,5 toneladas de PBT o SMVR avaliou outros 11 produtos. A lista incluiu furgões, com destaque para o Sprinter, com depreciação de -1,2%; o Peugeot Expert na categoria Furgoneta de carga, com depreciação de -2,3% e a Sprinter 416 Van com alta de 10,7%.
Transporte de passageiros
Três modelos de veículos para o transporte de passageiros se destacaram entre os modelos para até 3t de pbt. São eles A Sprinter Van com valorização de 10,7%, o Peugeot Expert Minibus, 3,5% e a Sprinter 516 van com valorização de 1,6%.
Outros modelos para até 3,5t de PBT destacados pelo SMVR são o Hyundai HR, 2.5, com 9,8% de valorização e o Sprinter chassi (8,9%). O Renault Master Furgão depreciou -2,1% e Fiat Ducato -4,1%, enquanto o Citroën Jumpy Furgão sofreu depreeciação de -3,6% e o Fiat Fiorino -8,3%.
Outro modelo da Iveco, o Tector 11.190, registrou valorização de 7,3% entre os caminhões Médios. Nesta categoria estão veículos de carga com PBT entre 10 e 15 toneladas. Outros dois modelos Médios bem avaliados foram o Mercedes-Benz Atego 1419, com valorização de 5,0%, e o Accelo 1316, com 4,7%.
Caminhões semipesados
Entre os caminhões semipesados, com PBT entre 15 e 40 toneladas, o Mercedes-Benz Atego 3030 8×2 liderou a categoria com uma valorização de 9,8%. Nesta mesma configuração, o Volkswagen Constellation 30.330 sofreu depreciação de -6,4% e o VM 330 também 8×2, de -6,8%.
Os semipesados 6×2 tiveram como modelo bem avaliado o Mercedes-Benz Atego 2426, com 5,9% de valorização. Outros caminhões com esta configuração destacados pelo SMVR são os Volvo VM 330, com depreciação de -0,5% e o VM 270, com -2,2%.
Ainda na categoria de Semipesados, os dois modelos 8×4 mais bem avaliados são os Volvo VM 270, com valorização de 4,4%, e o VM 330, com alta de 0,7%.
Os semipesados 6×4 destacados pelo SMVR, o menor índice de depreciação é do Volkswagen Constellation 26.260, de -2,9%. Em seguida ficaram os modelos Constellation 26.280, com -6,7% e o 31.280 com -8,1%.
Por fim, entre os semipesados 4×2 o menor índice de depreciação é do Volvo VM 270, com -2,0%. Já o Volvo VM 330 ficou com -2,2% e o Iveco Tector 17.280 com -3,4%.
Caminhões pesados
Os caminhões pesados foram divididos em três categorias, considerando potência e PBT. A primeira inclui modelos com até 400 cv de potência e PBT superior a 40 toneladas e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) acima de 40 toneladas.
O Mercedes-Benz Atego 2730K 6×4 registrou a menor desvalorização, -2,8% após três anos de uso. O Volkswagen Constellation 32.360 6×4 obteve -3,7%, enquanto o Atego 2730B 6×4 registrou -4,1% de depreciação.
Entre os caminhões pesados com potência entre 401 cv e 499 cv – com PBT superior a 40 toneladas e PBTC igual ou superior a 45 toneladas -, o destaque ficou com o Volvo FH 460 6×2,com valorização de 3,9%. O Volvo FH 540 4×2 obteve valorização de 3,4%, enquanto o Mercedes-Benz Axor 4144 K 6×4 registrou 0,2%.
Modelos com potência superior a 500cv
Por outro lado, na categoria de modelos com potência superior a 500 cv e PBTC igual ou superior a 45 toneladas, os caminhões Volvo dominaram. O FH 540 6×2 obteve valorização de 8,6%, seguido pelo FH 540 6×4, com 8,4%, e o Volvo F 500 6×2, com 5% de valorização. Lembrando que são modelos seminovos com três anos de uso.
Entretanto, o campeão geral do Selo Maior Valor de Revenda foi o Mercedes-Benz Sprinter 416 Semileve, que atingiu uma valorização de 16,1%, mesmo após três anos de uso.
Dados da Tabela Fipe e sites especializados
De acordo com Joel Leite, diretor da AutoInforme, agência que organiza o Selo Maior Valor de Revenda, a avaliação dos vencedores foi baseada em metodologia específica e criteriosa. O estudo combinou dados da Tabela FIPE com pesquisas realizadas em sites especializados na venda de veículos comerciais.
Ainda segundo Leite, o processo também levou em consideração o comportamento do mercado dos modelos avaliados, incluindo promoções, ofertas e disponibilidade de produtos que poderiam afetar os preços. Vale ressaltar que a edição de 2024 marcou a 10ª do Selo Maior Valor de Revenda. Na edição do SMVR de 2023 o Mercedes-Benz Accelon 1016 foi caminhão seminovo mais valorizado.