O setor de mineração no Brasil alcançou 227 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, com aumento de 15% na comparação com o mesmo período de 2020. De janeiro a março de 2021, as empresas do segmento faturaram cerca de R$ 70 bilhões, o que representa alta de 95% frente aos R$ 36 bilhões obtidos no primeiro trimestre do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), entidade que reúne as maiores mineradoras que atuam no país. Portanto, há espaço para desenvolver e lançar caminhões para esta atividade. Neste caminho está a Müller que acaba de lançar o primeiro caminhão fora de estrada MDT430 após comprar esta unidade de negócios da Randon. 

DSC09725O anúncio foi feito pelo CEO da Müller, Jefferson Recus: “este lançamento é um reflexo de nosso investimento realizado no final do ano de 2020 onde adquirimos a Randon Veículos, o maior investimento na história de nossa empresa, aquisição essa que nos permitiu o lançamento de nossa retroescavadeira e esse caminhão fora de estrada”.

Adquirida por empresários gaúchos no ano de 2018, a marca Müller produz além do caminhão, retroescavadeiras e compactadores em sua fábrica na cidade de Gravataí. Ao mesmo tempo em que a marca já e consagrada por seu passado no segmento de construção está aumentando fortemente seu portfólio de produtos, explica Jefferson. Segundo ele, é um lançamento de um produto já provado no mercado. “Temos um veículo não apenas testado com aprovado pelos clientes, reconhecido por suas entregas”, diz.

DSC09719Principais características:

A cabine é fabricada em chapa de aço estrutural. Possui isolamento termoacústico e é equipada com assento ajustável de suspensão pneumática para o motorista. Dispõe, também, de assento auxiliar para o instrutor de operações. Baixo nível de ruído: < 86db. O MDT 430, com capacidade de carga útil de 30 toneladas, é equipado com transmissão automática Allison 5ª geração e, por meio da seleção no painel, é possível verificar automaticamente o nível do óleo e a vida útil do óleo, dos filtros e da própria transmissão. Possui retardador hidráulico integrado à transmissão, com conversor de torque e “Lock Up”, com torque máximo de 17453.9 Nm, em marcha à ré, e 15131.7 Nm, em 1ª marcha. Possui também sistema “Economic Mode”, que muda a configuração de transmissão para o modo econômico. O motor eletrônico e turbo Intercooler de 350 hp de potência é fornecido pela Scania.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).