Em tempos difíceis para a economia norte-americana, os transportadores buscam alternativas que os ajudem a reduzir custos. Assim, muitos deles estão fazendo milagres para manter suas empresas e frotas circulando em meio aos preços dos combustíveis nas alturas.
Para ajudar a manter o cliente e agregar alguns novos à carteira, a engenharia da Paccar decidiu desenvolver um produto que entra na Classe 8 (equivalente aos nossos caminhões pesados rodoviários) com o Kenworth T680 Advantage.
Trata-se de um cavalo mecânico mais econômico e que, segundo a Paccar, tem a finalidade de ajudar as transportadoras a obterem melhores resultados, economizando no combustível. Para começar, o T680 Advantage incorpora motores Paccar MX 13 – similares aos que são equipados no DAF XF105 – com potências de até 500 cv.
Essas mecânicas, que se complementam com a transmissão automatizada Advantage Eaton Fuller de 10 velocidades, oferecem aos clientes estadunidenses uma economia em torno de 1,2%. O T680 Advantage é oferecido na versão 6×2 em vez da habitual 6×4, uma solução que permite reduzir a tara do veículo em torno de 140 kg e que incorpora o sistema de tração eTrac para oferecer prestações similares a um modelo de dupla tração.
Outra novidade incorporada ao veículo são os pneus do último eixo que são do tipo “supersingle”, uma alternativa que permite reduzir o peso do veículo em mais 140 kg. Por outro lado, os engenheiros da Kenworth investiram forte no desenvolvimento aerodinâmico do T680 com o objetivo de reduzir a resistência do ar com a presença de defletores, spoiler e carenagens.
Gestão inteligente
O Kenworth T680 Advantage incorpora um Driver Performance Center, que permite aos motoristas realizar uma condução altamente eficiente, corrigindo erros de condução e manobra e propondo melhores técnicas de direção.
O caminhão inclui, ainda, sistemas que, em conjunto, permitem reduzir o consumo de combustível, como motorização do sistema de pressão de ar (TPMS), controle inteligente de velocidade e piloto automático. Tudo isso ainda é complementado com o Kenworth NavPlus, um sistema de navegação e comunicação de última geração.
Semirreboque econômico
O Advantage, nesse conceito, foi desenvolvido com um semirreboque aerodinâmico de dois eixos, em que os pneus são do tipo “supersingle”, contribuindo com a redução de tara do conjunto. Essa plataforma incorpora carenagens laterais para evitar turbulências na parte inferior. Os engenheiros da Kenworth dizem que, com tudo isso, o T680 Advantage pode chegar a uma economia real de 5% de combustível.